Resumo: As linhas de cuidado definem as ações e os serviços que devem ser desenvolvidos nos diferentes pontos de atenção de uma rede à saúde utilizando a estratificação de risco para definir essas ações. A Linha de Cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus subsidia as ações voltadas a promoção, prevenção, detecção, controle da doença e o estabelecimento de novas e mais fortes articulações entre os níveis de atenção. Nessa perspectiva, essa webpalestra tem como objetivo discutir as contribuições da implementação da linha de cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus para a prática clínica e organização do processo de trabalho.

Sobre a palestrante: É graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em enfermagem também pela UFSC. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Clínica médica, Saúde do Adulto, Doenças Crônicas e Autocuidado. Possui experiência na área da assistência tendo atuado como enfermeira assistencial em hospitais públicos e privados e como enfermeira da Estratégia da Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde. Possui também experiência na área da docência tendo lecionado em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Atualmente é membro do Núcleo de Estudos em Condição Crônica da Universidade Federal de Santa Catarina e trabalha como enfermeira responsável técnica pela Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica na Diretoria de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Santa Catarina.