A implementação da Linha de Cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus será o tema da nossa webpalestra da semana. O objetivo da atividade será discutir as contribuições para a prática clínica e organização do processo de trabalho das equipes da APS. Compartilhe o convite, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe!

27_10 semanal

Webpalestra de quarta (27/10), às 15h

A webpalestra “Implementação da Linha de Cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus: contribuições para a prática clínica” será realizada com a participação da enfermeira Samara Eliane Rabelo Suplici, que é membro do Núcleo de Estudos em Condição Crônica da Universidade Federal de Santa Catarina e trabalha como enfermeira responsável técnica pela Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica na Diretoria de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Santa Catarina.

Resumo: As linhas de cuidado definem as ações e os serviços que devem ser desenvolvidos nos diferentes pontos de atenção de uma rede à saúde utilizando a estratificação de risco para definir essas ações. A Linha de Cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus subsidia as ações voltadas a promoção, prevenção, detecção, controle da doença e o estabelecimento de novas e mais fortes articulações entre os níveis de atenção. Nessa perspectiva, esta webpalestra tem como objetivo discutir as contribuições da implementação da linha de cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus para a prática clínica e organização do processo de trabalho.

Sobre a palestrante: É graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência na área de enfermagem, com ênfase em clínica médica, saúde do adulto, doenças crônicas e autocuidado. Possui experiência na área da assistência tendo atuado como enfermeira assistencial em hospitais públicos e privados e como enfermeira da Estratégia da Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde. Possui também experiência na área da docência tendo lecionado em cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem. Atualmente, é membro do Núcleo de Estudos em Condição Crônica da Universidade Federal de Santa Catarina e trabalha como enfermeira responsável técnica pela Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica na Diretoria de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Santa Catarina.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.