Inscrições abertas para o minicurso a distância “Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa: a linha de cuidado em Santa Catarina“. Estão sendo oferecidas 300 vagas para trabalhadores da saúde ou gestores vinculados à APS dos municípios catarinenses, com prioridade aos que atuam nas Macrorregionais do Norte e da Grande Florianópolis. O minicurso é gratuito e completamente on-line, com início das atividades no dia 17/10. Confira abaixo todos os detalhes sobre o curso e o passo a passo de como realizar a autoinscrição no Moodle do Telessaúde UFSC.

Minicurso_ Saúde da Pessoa Idosa_TelessaúdeUFSC_e-mail

 

SOBRE O CURSO

O curso “Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa: a linha de cuidado em Santa Catarina” é gratuito, on-line e autoinstrucional, ou seja, você poderá administrar o seu tempo de estudos conforme a sua disponibilidade.

Objetivos do curso:

– Conhecer o panorama epidemiológico do envelhecimento no Brasil e em Santa Catarina, e sua relação com as Doenças Crônicas Não-transmissíveis;
– Reconhecer a importância da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa e capacitar as equipes multiprofissionais para sua implementação;
– Apresentar os componentes da Rede de Atenção à Saúde e suas atribuições, com ênfase na Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa;
– Fomentar a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na APS;
– Propor a organização do processo de trabalho na APS de acordo com seu papel de coordenação do cuidado, tendo como diretrizes a organização dos fluxos da Rede de Atenção à Saúde, os princípios do SUS e os atributos da APS;
– Identificar as possibilidades de ações intersetoriais que podem contribuir para o cuidado da pessoa idosa;
– Apresentar os indicadores que podem auxiliar na análise situacional e no acompanhamento do cuidado à pessoa idosa.
Público-alvo: Trabalhadores, profissionais e gestores de saúde vinculados à APS do estado e dos municípios de SC, com prioridade para a Macrorregional da Grande Florianópolis;
Carga horária: 100 horas (com uma atividade síncrona);
Início do curso: 17 de outubro de 2022;
Encerramento do curso: 19 de dezembro de 2022.

A inscrição é rápida e fácil

Para se inscrever e participar é necessário ser cadastrado no Telessaúde UFSC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal (STT/UFSC). A etapa de validação e atualização dos nossos bancos de dados de cadastrados pode levar 24 horas úteis.

Com login e senha em mãos, para efetivar a sua autoinscrição no curso, você deverá acessar a plataforma do STT/UFSC e selecionar o ícone do Moodle Telessaúde UFSC. Após isso, já dentro do Moodle, você precisará fazer novamente o login com o seu usuário e senha e efetivar a sua autoinscrição. As inscrições estão abertasProfissionais já cadastrados no Telessaúde UFSC podem realizar a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC. Você pode conferir o passo a passo deste processo aqui.

O número de vagas do curso é limitado, por isso programe-se e garanta a sua!

CERTIFICAÇÃO

Todos os participantes que cumprirem a totalidade da carga horária e a realização das atividades propostas receberão certificados. Os certificados serão disponibilizados dentro do Moodle aos concluintes a partir da data de encerramento da oferta do minicurso (18 de novembro de 2022).

Minicurso a distância e gratuito

Os minicursos do Telessaúde UFSC são atividades on-line  de curta duração sobre temas relevantes na área da saúde. O profissional que conclui o curso recebe certificação pela Universidade Federal de Santa CatarinaO material didático é elaborado por especialistas no tema, com abordagem voltada para o cotidiano dos serviços de saúde. Os conteúdos são selecionados a partir das necessidades presentes na sua rotina de trabalho. E a metodologia é baseada nos princípios da Educação Permanente em Saúde.

Além disso, os cursos são formados por diferentes objetos de aprendizagem (vídeos, apostilas, apresentações), organizados em unidades ou módulos. Além de possuirmos um ambiente virtual próprio, o Moodle Telessaúde SC, de fácil acesso e com suporte para uso. E o melhor: você contará com acompanhamento de tutores!

Por ser autoinstrucional, você também terá liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos. A qualquer momento, você pode realizar suas atividades on-line, como ler textos e artigos, assistir aos vídeos, responder aos itens de reforço e de avaliação. Outro grande diferencial dos nossos cursos é que o aprendizado não termina com o fim do curso! Em caso de dúvida durante ou após o término dos minicursos, os profissionais são orientados a acessar outros serviços do Telessaúde UFSC para solucionar as questões. Nossos minicursos são uma possibilidade de qualificação quando e onde você desejar!

Para mais informações ou outras dúvidas, entre em contato através do telefone (48) 3721-4448 ou do e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com. Confira também a nossa página de perguntas frequentes.