Os cursos a distância são uma das grandes apostas do Telessaúde SC para promover educação permanente aos profissionais de saúde do estado. Desde 2010, quando o serviço começou certificando 32 alunos, até o final de 2016, a oferta de vagas em cursos do Telessaúde SC cresceu mais de 6.000%. Somente em 2016 foram 2.062 alunos certificados, um aumento de mais de 100% em relação ao ano anterior.

Os temas dos cursos à distância abordam questões de fortalecimento do processo de trabalho e assistência em saúde. Em 2016, por exemplo, foram ofertados minicursos sobre tabagismo,  concepção de saúde e a organização da Atenção Básica à Saúde (ABS), classificação de risco, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, enfermagem na ABS, introdução ao acolhimento, teledermatologia, entre outros. Todos com certificação pelo Telessaúde SC e pela Universidade Federal de Santa Catarina.

“A equipe de tele-educação busca desenvolver objetos de aprendizagem com uma linguagem prática e próxima da realidade de trabalho, promovendo a problematização do processo trabalho das equipes da Atenção Básica com vistas à proposição de intervenções de melhoria do cuidado a população. Além disso, os alunos podem salvar o conteúdo e interagir com nossa equipe por meio de um fórum específico para tirar dúvidas ou por meio da solicitação de uma teleconsultoria”, explica a apoiadora de Tele-educação Luise Ludke Dolny.

Os conteúdos são elaborados a partir do diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, que identifica as principais demandas da ABS à nível estadual. A opção pela modalidade à distância permite ao participante organizar seus estudos conforme o tempo disponível, dentro do prazo de duração estipulado.

Se você tiver interesse, fique atento aos canais de divulgação do Telessaúde (Facebook, Youtube e newsletter) para conhecer as opções de minicursos e acompanhar o calendário de lançamento de novas turmas.