A equipe do Telessaúde UFSC participará da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) e contará com seis trabalhos selecionados para exibição. Após uma edição no formato remoto, o Congresso volta a acontecer presencialmente, neste ano em Goiânia, entre os dias 11 e 14 de abril. Esta será a quarta participação do núcleo catarinense no evento organizado pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.

Além da exibição dos pôsteres em formato digital dos seis trabalhos do Núcleo selecionados para o evento, o Telessaúde UFSC foi convidado para participar de duas palestras. A professora Maria Cristina Calvo, coordenadora geral do Núcleo, falará no dia 13 sobre “Sustentabilidade e transferência de conhecimento em núcleos universitários de Telessaúde”. No mesmo dia, Josimari Telino de Lacerda, coordenadora dos serviços de Telediagnóstico e de Tele-educação, será responsável por apresentar a experiência exitosa da oferta do serviço de Teledermatologia da UFSC. O trabalho sobre a Assistência remota em estomatologia recebeu convite para apresentação oral. A programação completa do congresso por ser acessada neste link.

Ainda dentro da programação do Congresso, no dia 11 de abril, nossa equipe participará do 2º Fórum Nacional de Telessaúde, promovido pelo Ministério da Saúde.

Confira a lista com os nomes dos trabalhos aprovados que serão exibidos no evento:

1. Análise da implantação do serviço de teleorientação em um município da região Sul do Brasil
2. Assistência remota e redes de atenção à saúde
3. Assistência remota em estomatologia
4. Implantação do serviço de teleconsultoria na gestão municipal da fila de espera para acesso às especialidades
5. Painel de indicadores de monitoramento do serviço de teleconsultorias para apoio à tomada de decisão
6. Trilha de aprendizagem: proposta de formação EAD para acolhimento e integração de novos trabalhadores em saúde