O Telessaúde UFSC segue realizando atividades de educação permanente que abordam a COVID-19. Desta vez, será abordada a reabilitação através de aspectos conceituais. Compartilhe o convite, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o convidado!

17_11 semanal

Webpalestra de quarta (17/11), às 15h

A webpalestra “Reabilitação pós-COVID-19: Aspectos Conceituais” será realizada com a participação do médico prof. Dr. Tales de Carvalho.

Resumo: A pandemia da COVID-19 vem afetando a saúde e a economia mundial em uma escala sem precedentes. Após a fase aguda, parcela considerável relata fadiga crônica, dispneia persistente, artralgia e apresentam disfunções específicas de órgãos (coração, pulmões, rins, cérebro e nervos periféricos etc.), além de distúrbios emocionais e mesmo graves transtornos psiquiátricos. Estudos sobre “Long-haulers” ou “Long-COVID” demonstram que após o curso da doença em sua fase aguda podem ocorrer manifestações clínicas persistentes de longa duração e, ainda, surgirem novos sintomas. O contexto exige a adoção de estratégias de saúde pública, que tendo em vista a enorme demanda reprimida, permitam o atendimento em larga escala. Algo que, assim como ocorre na Reabilitação Cardiovascular, seria somente exequível por meio de uma proposta de reabilitação domiciliar, descentralizada e capilarizada, factível na estrutura do SUS brasileiro.

Sobre a palestrante: Médico especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte pela USP; Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (Área de Patologia); Professor Titular Aposentado do Centro de Ciências da Saúde e Esporte (CEFID- UDESC); Fundador e Diretor Técnico da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT, Florianópolis-SC. Pesquisador responsável pelo projeto “Reabilitação Domiciliar da COVID-19 na Atenção Primária do Sistema Brasileiro de Saúde Pública”.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.