Mais um ano começou e o Telessaúde SC veio com tudo para um trimestre cheio de conquistas graças e para você! Compartilhamos aqui os números alcançados nos três primeiros meses de 2019:

destaques_TELESSAUDE_SC-02

Nas webpalestras, conferências virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras, contamos com 1.424 participações nesses primeiros meses de 2019! E o mais importante: abordamos assuntos relevantes, como a 16ª Conferência Nacional de Saúde, e-SUS, febre amarela, alcoolismo, entre outros. Com temas relevantes e atuais da área da saúde, as palestras on-line são uma ferramenta de aprendizado contínuo para os profissionais da Atenção Básica. Todas as webpalestras são gravadas e ficam disponíveis no canal do Telessaúde SC no YouTube e também aqui no nosso site.

Já nos minicursos, foram 1.077 profissionais de saúde que concluíram os cursos a distância do Telessaúde SC em sete turmas diferentes. Todos os minicursos ofertados pela Tele-educação são gratuitos e podem ser realizados a distância através do Moodle Telessaúde, uma plataforma on-line que auxilia no processo de educação continuada.

Através do serviço de Telediagnóstico, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, foram laudados mais de 62.270 exames de eletrocardiograma e dermatologia a distância. O Telediagnóstico representa agilidade, economia e redução de filas para o Sistema Único de Saúde (SUS), além da descentralização do atendimento, que facilita o acesso e evita o deslocamento dos usuários aos serviços de saúde.

A área de Teleconsultoria também é destaque, com um total de  7.893 solicitações de teleconsultorias recebidas pela equipe do Telessaúde SC. Este serviço auxilia e orienta os profissionais de saúde nas dúvidas que ocorrem em sua rotina, podendo ser sobre questões clínicas, ações de saúde ou processo de trabalho. As respostas das teleconsultorias são baseadas em evidências científicas para garantir que o profissional saúde tenha segurança ao tomar decisões. As teleconsultorias podem ser realizadas em tempo real (síncrona)  ou enviadas através de mensagens que serão respondidas em até 72h (assíncronas).

E a equipe de comunicação também produziu e publicou novos vídeos do Papo Saúde. Só neste primeiro trimestre, oito vídeos foram compartilhados através das nossas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram)! Abordamos assuntos relacionados à promoção de uma cultura de paz, vacinação contra a febre amarela, estresse e leis antifumo, só para citar alguns temas. De janeiro até agora, 91 profissionais solicitaram o compartilhamento dos vídeos legendados para serem usados nas salas de espera de unidades de saúde por todo o Brasil. Quer exibir o Papo Saúde na sua unidade? Clique aqui para saber mais!

Contamos com a confiança e a participação de todos e todas vocês para que 2019 continue sendo um ano para compartilhar conhecimentos e melhorar a atenção oferecida no SUS!