Em meados de abril de 2019, o Sistema de Telemedicina e Telessaúde da Universidade Federal de Santa Catarina (STT/UFSC) disponibilizou para uso interno e para uso de seus parceiros o STT-CNES-SERVICE, um serviço para acesso aos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) utilizando o padrão HL7® FHIR® v3.5a.0 (Health Level Seven, Fast Healthcare Interoperability Resourceshttps://hl7.org/FHIR/ ). A adoção deste padrão visa facilitar o acesso a dados dos estabelecimentos de saúde público/privados por meio de consultas feitas a partir do seu código no CNES, nome do estabelecimento, dentre outros.

O serviço atua como um facilitador de acesso ao Barramento SOA (Service-Oriented Architecture) do CNES, disponibilizado e mantido pelo DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil), entregando a seus clientes uma interface REST (Representational State Transfer) com endpoints, parâmetros e retornos em conformidade com o padrão HL7® FHIR®. O mesmo incorpora características do padrão de projeto “Fachada” (Facade Design Pattern) de forma a simplificar a interação com o sistema original, facilitando assim a interoperabilidade com os sistemas de informação que consomem dados dos estabelecimentos de saúde.

No último final de semana, o serviço foi atualizado para a versão 4.0.1 do padrão, tendo o seu profiling – a criação de extensões e a aplicação de restrições aos recursos originais do padrão HL7® FHIR® – completamente refeito visando atender às necessidades do STT/UFSC. O resultado deste trabalho pode ser conferido na plataforma SIMPLIFIER.NET em um projeto intitulado “STT on FHIR® (R4)”.

Esta é mais uma etapa no processo de adaptação do STT/UFSC para uso do padrão HL7® FHIR®, com o objetivo de utilizá-lo na persistência de conteúdo e, principalmente, na interoperabilidade com outros sistemas e plataformas que adotam o mesmo padrão.

Interessado em conferir o novo profiling? Registre-se na plataforma SIMPLIFIER.NET (https://simplifier.net/ ) e procure pelo projeto “STT on FHIR® (R4)” (ou diretamente via URL https://simplifier.net/STT ). É possível inscrever-se para receber notificações de alterações feitas no projeto.

Dúvidas ou comentários sobre o projeto e seu profiling? Interessado em discutir a atividade de profiling e o uso do padrão HL7® FHIR®? Entre em contato: savaris@telemedicina.ufsc.br.