Neste ano, o Tele-ECG completa 19 anos de implantação em Santa Catarina e está recebendo uma importante atualização. A partir de 1º de maio, o serviço será disponibilizado no novo STT, que conta com um novo leiaute, melhorias na usabilidade e novas funcionalidades. O maior e mais antigo serviço de telediagnóstico do estado estará ainda mais preparado para contribuir com a saúde pública de Santa Catarina.

Confira abaixo algumas atualizações importantes:

Acesso e usabilidade:

Novo local para login: o acesso ao novo módulo de Tele-ECG passa a ser feito através do botão de login no site do Telessaúde UFSC seguido do botão “Sou usuário de Santa Catarina”.

Leiaute responsivo e padronizado: a nova versão do STT permite que o sistema se adapte à tela independente do tipo de aparelho utilizado. Todas as modalidades de telediagnóstico utilizam uma interface padrão, que permite maior familiaridade no uso.

Emissão de laudos: inclusão de preenchimento automático de campos para agilizar o processo de laudo.

Novas funcionalidades:

Painel de casos graves: esta novidade possibilitará a visualização dos casos que forem laudados como graves pelo serviço de maneira mais fácil e organizada, logo na tela inicial. Dessa forma, contribuímos para a agilidade no encaminhamento em tempo oportuno.

Solicitação do exame: os médicos solicitantes na UBS poderão realizar a solicitação dos exames de ECG diretamente pelo STT, sem necessidade de documentos impressos. Com as informações da consulta inicial registradas no sistema, o profissional responsável pela realização do exame não precisará digitalizá-las, ganhando agilidade no processo e minimizando os erros.

Inclusão de observações sobre o paciente no momento da realização do exame: o profissional responsável pelo envio das imagens do exame no sistema poderá, se julgar necessário, incluir informações sobre queixa de dor do paciente no momento da realização do exame.

Comparativo de exames: médicos laudadores poderão visualizar os exames anteriores disponíveis para o mesmo paciente.

Veja como é o modelo de Tele-ECG de Santa Catarina via STT no infográfico abaixo:

Fluxo-Tele-ECG

Desde sua implantação, em 2005, foram mais de 3 milhões de exames e laudos realizados através do Tele-ECG em Santa Catarina. Atualmente, a rede está disponível para todos os 295 municípios catarinenses, com média de aproximadamente 300 mil laudos por ano.