A Teledermatologia está chegando a 18 novos municípios paranaenses! Através da parceria com o Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, as cidades situadas na 20ª Regional de Saúde do Paraná iniciaram a implantação do serviço no dia 24 de fevereiro após uma oficina realizada com gestores e profissionais de cada município. Serão beneficiadas aproximadamente 420 mil pessoas que necessitarem de atendimento de especialistas em dermatologia. 

A população da 20ª Regional de Saúde do Paraná contará com a Teledermatologia para auxiliar nos diagnósticos e no tratamento de lesões de pele. O objetivo é garantir o acesso à especialidade e organizar a fila de atendimentos a partir da priorização dos casos mais graves. O paciente que precisar de atendimento dermatológico será encaminhado para realização de exames no próprio município e receberá o laudo emitido por um dermatologista à distância. Casos com menor grau de complexidade ou risco baixo poderão ser acompanhados com segurança pela equipe de Atenção Primária a partir da conduta clínica indicada pelo médico dermatologista. Já os casos mais graves ou de maior complexidade receberão a orientação de priorização  no encaminhamento ao atendimento especializado de acordo com a classificação de risco. 

O serviço de Teledermatologia é oferecido nacionalmente pelo Telessaúde UFSC desde 2018. Além do Paraná e de Santa Catarina, outros 12 estados também utilizam essa modalidade de diagnóstico à distância. No Paraná, os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná já estão fazendo uso da Teledermatologia desde 2022 e somam 1.234 laudos, com identificação de 456 (36,9%) intenções de encaminhamento sem necessidade de atendimento por especialista. Essa identificação possibilita que o acesso ao dermatologista seja ampliado com redução da fila de espera, além de possibilitar o início de tratamento adequado e imediato na Atenção Primária.

Teledermatologia

Para a capacitação dos profissionais da nova região de oferta do serviço, o Núcleo Telessaúde UFSC ofertará dois cursos. Um para médicos solicitantes e outro para os profissionais que realizarão os registros fotográficos das lesões.  Serão cadastrados no serviço de Teledermatologia do Núcleo Telessaúde UFSC 44 pontos de captação de imagens, 185 médicos solicitantes e 83 profissionais responsáveis pela realização dos registros fotográficos das lesões. O Telessaúde UFSC dará suporte aos municípios em todas as etapas, desde a capacitação dos 268 profissionais, emissão de laudos, controle de qualidade dos exames, até o monitoramento do acesso dos resultados pelos solicitantes e o apoio aos gestores e profissionais. Jéssica Oliveira de Lima, enfermeira que atua como referência técnica do Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, avalia positivamente a implantação da Teledermatologia: “O processo de educação permanente das equipes da APS, em especial os médicos das Unidades de Saúde, e a qualificação das solicitações de encaminhamento à consulta presencial com dermatologista são importantes contribuições que a Teledermatologia proporciona aos municípios que já possuem a estratégia implantada”.

Os municípios incluídos nesta expansão são: Assis Chateaubriand, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi. A cidade mais populosa da 20ª Regional de Saúde é Toledo, com 142.645 habitantes.