Desde quarta-feira (1), gestores e profissionais de saúde do município de Sorriso, no Mato Grosso, estão em visita de três dias à sede do Núcleo Telessaúde SC, em Florianópolis, para iniciar a implantação do serviço de Teledermatogia no município mato-grossense. A ação faz parte do oferta nacional de Telediagnóstico em Dermatologia promovida pelo Ministério da Saúde (MS), através do Núcleo Telessaúde SC. O município de Sorriso é o primeiro fora de Santa Catarina a aderir ao modelo de Teledermatologia desenvolvido no estado.

A expansão da Teledermatologia só foi possível após amplo planejamento do Núcleo Telessaúde SC, que padronizou os processos realizados em Santa Catarina e focou na organização de um modelo sustentável, que pudesse ser replicado em larga escala e para outros estados. Para Harley Wagner, coordenador do serviço de Telediagnóstico do Núcleo, a adesão do município de Sorriso significa um passo muito importante para a implantação da oferta nacional.

Para o coordenador de Atenção Primária do município de Sorriso, Matheus Leandro Freiria, as tecnologias de Telessaúde e Telemedicina não só acrescentam, como são fundamentais para o trabalho na área da saúde. O município já conta com a experiência exitosa de implantação do telediagnóstico em cardiologia, com tecnologia desenvolvida pelo Núcleo de Telessaúde Mato Grosso, que gerou uma economia de mais de duzentos mil reais em um ano para a gestão municipal. “Agora estamos muito animados com a implantação da Teledermatologia em nosso município”, afirma o coordenador.

A médica dermatologista que atua na rede pública de Sorriso, Juliana Alves dos Reis, acredita que a Teledermatologia irá otimizar o atendimento ao usuário e aumentar a resolutividade dos casos, reduzindo as filas de espera por consultas especializadas. “Assim, tornaremos a assistência em dermatologia mais rápida aos cidadãos”, conclui.

[Na foto, Juliana Alves dos Reis,  Matheus Leandro Freiria, Valdelírio Venites (no computador) e Harley Wagner (de preto) durante reunião de alinhamento para implantação da Teledermatologia em Sorriso.]

DSC_0074_EDITADA

Teledermatologia é referência nacional

A Teledermatologia em Santa Catarina iniciou há dez anos, com pouco mais de dez exames realizados por mês. Hoje, o serviço ultrapassa a marca de dois mil e quinhentos laudos mensais. O total de exames realizados através da Teledermatologia na última década já supera setenta e nove mil. Com a expansão para a oferta nacional, o objetivo é atingir mais cem pontos de Teledermatologia e dobrar o volume de exames emitidos hoje no Sistema de Telemedicina e Telessaúde, alcançando mais de cinco mil exames mensais nos próximos dois anos.

O município de Sorriso teve conhecimento dessa tecnologia a partir do Núcleo de Telessaúde Mato Grosso. O coordenador de campo do Núcleo, Valdelírio Venites, conta que, ao perceber a excelência do modelo catarinense, não havia motivos para optar por outro sistema. “A gente está fazendo a escolha acertada que é trazer a Teledermatologia para o nosso estado, com todo o processo de qualificação, com os protocolos e os anos de experiência do Núcleo Telessaúde SC”.

Valdelírio, que também participa da visita, destaca a expectativa dos gestores dos municipais em relação ao feedback do encontro, pois Teledermatologia é uma questão necessária e imediata para o estado. “Nós temos filas de pacientes com mais de dois anos e meio aguardando para conseguir um especialista. Como as distâncias são longas e a as estradas não são as melhores, a Teledermatologia precisa ser implementada no Mato Grosso”, reforça.