Ferramenta pública está presente em 100% dos municípios catarinenses desde o início de 2016

Santa Catarina atingiu a meta de implantar o e-SUS em 100% das unidades de saúde dos municípios no início de 2016.  Agora, o desafio é capacitar os profissionais para tirarem o melhor proveito da tecnologia disponível e se adequarem às metas planejadas pelo Ministério da Saúde. Neste processo, o Telessaúde SC vem promovendo o treinamento das equipes para qualificação dos registros e envio das informações.

Entre os anos de 2015 e 2016, o Telessaúde SC atendeu 2.885 perguntas sobre o e-SUS e capacitou presencialmente os profissionais de 98% dos municípios catarinenses, o que corresponde a 291 cidades. A crescente demanda é atendida por uma equipe de teleconsultores treinada exclusivamente para dar apoio sobre a plataforma. As dúvidas são respondidas por e-mail, webchats, videoconferência ou telefonema. Atividades de educação permanente, como webpalestras e treinamentos, também são planejadas e disponibilizadas aos profissionais cadastrados no Telessaúde SC com a finalidade de aprimorar a experiência no e-SUS. Tutoriais em vídeo, como o disponibilizado abaixo, são produzidos e ficam disponíveis para consulta. (inserir link dos vídeos do e-SUS, talvez a playlist).

O processo de digitalização das informações coletadas nas unidades de saúde do Brasil iniciou em 1998, com o Sistema de Informação da Atenção Básica, o SIAB. O objetivo inicial era acompanhar os resultados apresentados pelo Programa Saúde da Família. Em 2013, o Governo Federal lançou, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, o e-SUS Atenção Básica. Com essa ferramenta, busca-se organizar o funcionamento dos vários setores das Unidades Básicas de Saúde, integrando as informações individuais dos usuários do SUS. Para os próximos anos, a intenção é aprimorar o sistema e qualificar os dados coletados para produzir informações que permitam avaliar a saúde no país, conforme informou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em encontro com os prefeitos dos municípios catarinenses realizado no final de janeiro.

O esforço para introduzir do e-SUS e para qualificar o registro e a utilização das informações da Atenção Básica ocorre de forma integrada entre o Telessaúde SC, a Gerência de Coordenação da Atenção Básica (GEABS) e as Gerências Regionais de Saúde (GERSA) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, e conta com a parceria do DATASUS Regional de Santa Catarina e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Santa Catarina (COSEMS-SC).