Durante os dias 27 e 28 de setembro, O Telessaúde SC recebeu a visita de quatro profissionais do Núcleo Técnico-Científico Telessaúde Bahia, que vieram conhecer a estrutura e os serviços ofertados aqui no estado. Próximo de completar cinco anos, o núcleo baiano começou as atividades ofertando o serviço de teleconsultoria aos profissionais da Atenção Básica e, agora, busca ampliar a sua abrangência com os serviços de tele-educação e regulação. O objetivo da visita foi trocar experiências entre os núcleos a fim de encontrar tecnologias e serviços que possam ser partilhados.
Nas conversas, as experiências bem-sucedidas dos serviços de Regulação e Teledermatologia oferecidos pelo núcleo catarinense chamaram a atenção. O serviço de Regulação está implantado há quase três anos em Santa Catarina e os resultados são percebidos na redução das filas de espera de algumas especialidades e na organização dos fluxos nas redes de atenção, como conta Luana Nilson, apoiadora na integração com a Regulação regional. Luana ainda afirma que “é muito importante para o Núcleo Telessaúde SC compartilhar essa experiência com outros núcleos que poderão desenvolver as ações em seus estados e, junto com a rede, ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade para mais usuários do sistema”. Já a Teledermatologia, após alcançar ótimos resultados através da triagem dos pacientes em SC, passou a ser ofertada como referência para todo o país neste ano. Com isso, gestores interessados em implantar a Teledermatologia em suas cidades ou estados, podem entrar em contato com a nossa equipe.

Equipes do Núcleo Técnico-Científico Telessaúde Bahia e Telessaúde Santa Catarina reunidas para troca de experiências.
Daiana Cristina Machado Alves, integrante da equipe gestora do Telessaúde Bahia, se diz satisfeita com a aproximação das duas equipes e “está cheia de ideias para levar daqui”. Além disso, conta que o encontro “amplia [as possibilidades] porque, mesmo tendo muitas diferenças [entre os estados], para a gente que está tentando crescer é fundamental essa troca”. Além de Daiana, também vieram na comitiva Gladys Reis de Oliveira (telerreguladora de enfermagem), Thiago Piropo (supervisor de Tele-educação) e Alan Rosa (programador). Toda a articulação do encontro foi mediada por Érica Lima Costa de Menezes, que também integra a equipe gestora do Telessaúde Bahia e que, infelizmente, não pode estar presente.