Equipe catarinense está em Boa Vista para auxiliar na implantação do núcleo local de telessaúde

Entre os dias 3 e 6 de junho, uma equipe do Telessaúde UFSC e do STT está em visita a Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde está sendo estruturado um novo núcleo de telessaúde. O encontro promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI), através do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), busca firmar uma parceria estratégica e de troca de conhecimentos entre os núcleos. Maria Cristina Calvo, coordenadora geral do Telessaúde UFSC, Josimari Telino, coordenadora dos serviços de Telediagnóstico e de Tele-educação, e Harley Wagner, consultor do STT, estão na equipe catarinense que viajou para Boa Vista.

WhatsApp Image 2024-06-05 at 11.39.47

Atualmente, o Núcleo de Telessaúde da UFRR está em fase de implementação, e, neste contexto, a parceria com o Telessaúde UFSC é estratégica. “Queremos aprender com as práticas bem-sucedidas para garantir que nossos profissionais usem as ferramentas de telessaúde de maneira eficiente e segura. Buscamos também um intercâmbio de conhecimentos, visando aumentar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em Roraima, especialmente nas áreas indígenas”, explica Julio Cesar Fraulob Aquino, coordenador do Telessaúde UFRR.

O roteiro da viagem conta com reuniões para alinhamento entre as equipes, definição de serviços a serem ofertados e identificação de linhas prioritárias de trabalho, além de visitas a comunidades indígenas e à Casa de Saúde Indígena (CASAI) Yanomami. Maria Cristina Calvo, coordenadora do Telessaúde UFSC, fala sobre a importância da parceria: “A oportunidade de oferecer apoio a um núcleo na região Norte do país, com problemas muito distintos dos que a gente encontra na região Sul, principalmente em Santa Catarina, é muito enriquecedora e também contribui para que possamos cumprir a nossa função de universidade compartilhando conhecimento e tecnologia”.