A webpalestra desta semana vai abordar como tema a violência contra a mulher. O objetivo da atividade é propor uma discussão com base na Lei Maria da Penha e a atenção à saúde da mulher em situação de violência, abordando a identificação de sinais e o atendimento mais apropriado dos casos. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

03_08 semanal

Webpalestra de quarta (03/08), às 15h

A webpalestra Violência contra a Mulher: conceito, tipos e rede de atendimento será realizada com a participação de Anna Carolina do Espírito Santo, que atua como servidora social na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Resumo: A webpalestra tem como objetivo abordar uma das mais graves violações de direitos humanos: a violência contra a mulher. Para tanto, com base na Lei Maria da Penha,  será apresentada a definição de violência e os tipos de violência contra a mulher. Considerado problema de saúde pública, será abordada a atenção à saúde da mulher em situação de violência, incluindo a identificação de sinais e o atendimento. Cabe destacar que, em razão da complexidade do tema, o atendimento à mulher em situação de violência requer a intervenção de diversos atores da rede intersetorial, motivo pelo qual será discutida a importância da constituição e articulação da rede para garantir o cuidado e proteção à mulher em situação de violência em uma perspectiva de integralidade.

Sobre a palestrante: Graduada em direito, pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2003-2008); Graduada em Serviço Social, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004-2010). Especialista em Políticas Sociais e Demandas Familiares, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2013-2015). Especialista em Impactos da Violência na Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2020-2022). Desenvolve suas atividades como assistente social junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis, no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), destinado a indivíduos e famílias que se encontram em situação de ameaça ou violação de  direitos; e na Secretaria de Estado da Saúde, junto à Diretoria de Atenção Primária à Saúde, onde, dentre outras  ações, atua com o temário violência.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado  ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.