A webpalestra desta semana vai contextualizar a identificação e tratamento da leptospirose. O objetivo da atividade é capacitar profissionais da APS para identificar casos da doença e lidar com a sua gravidade. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

06_07 semanal

Webpalestra de quarta (06/07), às 15h

A webpalestra Manejo da Leptospirose será realizada com a participação de Regina Valim.

Resumo: A leptospirose é uma zoonose de grande importância no âmbito da saúde pública, por sua elevada incidência e letalidade. Casos pouco sintomáticos são frequentes, sendo necessário identificar os que têm potencial de gravidade, e iniciar terapia precoce e adequada ainda na suspeição. A ocorrência de pandemias como a da covid-19, e surtos como o de dengue no estado de SC, acabaram por obliterar a correta abordagem clínica dos casos suspeitos e/ou confirmados de leptospirose. Tendo em vista que a identificação e o tratamento oportuno dos casos de leptospirose é capaz de mudar a história natural dos óbitos, esta webpalestra tem como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais que atuam na Atenção Primária para lidar com a doença.

Sobre o palestrante: Médica infectologista. Mestrado em Medicina Tropical/FIOCRUZ. Professora disciplina de infectologia: Universidade federal de Santa Catarina e Universidade do Vale do Itajaí. Membro do Comitê de Mortalidade por AIDS do Estado de Santa Catarina. Gerente de IST, HIV/AIDS e doenças infecciosas crônicas da Diretoria de Vigilância do Estado de Santa Catarina.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.