Dando continuidade as webpalestras do mês de novembro, nesta semana teremos o tema “Enfrentando o racismo institucional na APS: um diálogo necessário”. O objetivo da atividade é promover o diálogo aberto e a reflexão crítica sobre as práticas de saúde com o objetivo de implementar políticas inclusivas que garantam equidade, justiça e acesso à saúde para todos. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

08-11-webpalestra-Enfrentando-racismo-na-APS

Webpalestra de quarta (08/11), às 15h

A webpalestra “Enfrentando o Racismo Institucional na APS: Um Diálogo Necessário” será realizada com a participação da enfermeira e doutoranda em Saúde Coletiva, Gisele Martins Gomes.

Resumo: O racismo institucional é uma forma sistemática de discriminação que impacta negativamente a saúde das pessoas negras e perpetua desigualdades no acesso a cuidados de qualidade. Neste cenário, é importante promover o diálogo aberto e a reflexão crítica sobre as práticas de saúde com o objetivo de implementar políticas inclusivas que garantam equidade, justiça e acesso à saúde para todos. A sensibilização para esta questão é fundamental na construção de um sistema de saúde mais igualitário, respeitoso e eficaz, dados os desafios enfrentados pela população negra.

Sobre a palestrante: Enfermeira, doutoranda em Saúde Coletiva Gestora das Políticas Públicas de Saúde de Porto Alegre, gestora da Política de Saúde da População Negra de Porto Alegre Membro do GT Racismo e Saúde da Abrasco.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.