A articulação entre os pontos da rede de atenção à saúde é essencial para a qualidade do cuidado à gestação, ao parto e nascimento e ao pós-parto. A webpalestra desta semana busca apresentar e discutir formas de garantir a humanização da assistência, as práticas clínicas baseadas nas melhores evidências e os direitos às mulheres gestantes. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!
Webpalestra de quarta (09/02), às 15h
A webpalestra “Parto e nascimento e o trabalho em rede” será realizada com a participação da fonoaudióloga doutora em Saúde Coletiva Célia Adriana Nicolotti.
Resumo: A articulação entre os pontos de atenção da rede de atenção à saúde é essencial para a qualidade do cuidado à gestação, ao parto e nascimento e ao pós-parto, para a melhoria dos desfechos maternos e neonatais e para a satisfação das mulheres com a experiência vivenciada nos serviços. Garantir a humanização da assistência, práticas clínicas baseadas nas melhores evidências e direitos são desafios que se apresentam no cotidiano dos diferentes serviços.
Sobre o palestrante: Formada em Fonoaudiologia pela UNIVALI; possui especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz); especialização em Educação Permanente em Saúde (UFRGS); mestrado em Saúde Pública (Universidade Federal de Santa Catarina); doutorado em Saúde Coletiva (Universidade Federal de Santa Catarina), com período de estágio pré doutoral na Universidade de Barcelona. Trabalhou no município de Blumenau de 1998 a 2012 como Fonoaudióloga assistencial e, posteriormente, como gestora da área de Gestão da Educação na Saúde e Gerência de Planejamento e Captação de Recursos; atuou no Ministério da Saúde entre 2012 e 2017 como parte da equipe da Política Nacional de Humanização e da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres; atuou no projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia no período de 2017 a 2020. Atualmente atua na Estratégia para Redução da Mortalidade Materna e Neonatal que é uma iniciativa do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – DAPES/SAPS/MS que tem o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/Fiocruz como instituição executante.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.