A webpalestra desta semana vai abordar o contexto da doença malária no estado de Santa Catarina e apresentar o panorama geral da doença no mundo. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

13_07 semanal

Webpalestra de quarta (13/07), às 15h

A webpalestra Malária em Santa Catarina será realizada com a participação de Renata Ríspoli Gatti, que atua como coordenadora dos programas de vigilância: febre amarela, malária, leishmaniose, doença de Chagas e esquistossomose

Resumo: A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
A malária segue sendo ainda hoje uma das mais importantes doenças transmissíveis no mundo em termos de morbidade e mortalidade.
Cerca de 40% da população mundial está exposta ao risco, em graus variáveis de intensidade, de adquirir a infecção.
Em Santa Catarina, a área com risco de transmissão da malária está concentrada na região litorânea, em região de Mata Atlântica, que se estende das serras Geral e do Mar, que correm na direção norte-sul, ao Oceano Atlântico. É a chamada área malárica. Representa 33.7% da área total do estado.
É uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves inclusive levar a óbito se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

Sobre a palestrante: bióloga, mestre em Genética e
Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia- MG.
Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, chefe de divisão e há 11 anos atuando e coordenadora dos programas de vigilância: febre amarela, malária, leishmaniose, doença de Chagas e esquistossomose.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado  ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.