A webpalestra desta semana tratará sobre as implicações do calor na Saúde Planetária. O objetivo da atividade é abordar eventos meteorológicos extremos associados às mudanças climáticas e os impactos no microclima das grandes cidades. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

15_06 semanal

Webpalestra de quarta (15/06), às 15h

A webpalestra Calor e as implicações na saúde planetária será realizada com a participação da meteorologista Micheline Coelho, que é pesquisadora do departamento de patologia da Universidade de São Paulo (USP).

Resumo: Dentre vários fatores que impactam a saúde humana, as ondas de calor e frio, enchentes e outros acidentes decorrentes destes eventos têm sido analisados nos últimos anos em decorrência do aumento destes eventos meteorológicos extremos associados às mudanças climáticas. Além da mudança do clima global, não podemos esquecer das alterações microclimáticas das cidades que muitas vezes impactam a sociedade de forma mais direta que as alterações do clima global. As alterações nas características físicas da atmosfera adjacente às cidades, impactam na dispersão dos poluentes, na intensidade e desenvolvimento de tempestades e em muitos outros processos químicos e físicos do ambiente urbano, alterando o microclima das grandes cidades. As ilhas de calor também podem potencializar o impacto das ondas de calor provocando adoecimento e mortes em indivíduos mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crônicos.
Como estudar estes fatores e como estimá-los para prevenir o menor dano possível? Estas respostas serão abordadas nesta palestra levando o ouvinte a entender melhor como o meio ambiente pode comprometer a saúde humana.

Sobre a palestrante: Graduada em meteorologia (UFPB, Brasil) e em Medical Science (UTS, Austrália), mestre em Meteorologia/Climatologia (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ph.D. em Ciências pela USP e Pós-Doutorado em Patologia (Faculdade de Medicina-USP). Sua principal linha de pesquisa é analisar os eventos atmosféricos (incluindo poluentes do ar, conforto térmico e clima) e os desfechos de saúde (desenvolveu o primeiro modelo estocástico que estima desfechos de saúde a partir de variáveis atmosféricas apoiado pelo Instituto Nacional de Meteorologia). Atualmente é pesquisadora do departamento de patologia (LIM5) da Faculdade de Medicina da USP (Brasil), Monash University (Austrália) e membro da network Multi-City Multi-Country (MCC) como representante do Brasil nos estudos epidemiológicos.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.