Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), no segundo semestre de 2023, o número de custodiados no Brasil chegou a 852.010. O país enfrenta diversos desafios para oferecer condições dignas para pessoas presas. Pensando no tema, o Telessaúde UFSC apresenta a webpalestra Possibilidades de cuidado da Atenção Psicossocial no espaço prisional. A atividade virtual discutirá mecanismos possíveis na oferta do cuidado em atenção psicossocial às pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.
Webpalestra de quinta (16/01), às 15h
A webpalestra “Possibilidades de cuidado da Atenção Psicossocial no espaço prisional” será realizada com a participação de Ludmilla Castro Malta, psicóloga que compõe a equipe técnica da Gerência de Atenção Psicossocial (GAPS) da Diretoria de Atenção Primária (DAPS) da SES SC.
Resumo: Uma conversa sobre quais as possibilidades de intervenção que os profissionais da rede SUS devem dispor na oferta do cuidado em atenção psicossocial às pessoas privadas de liberdade (intramuros) e egressas do sistema prisional em sofrimento psíquico, instrumentos de trabalho disponíveis e articulações necessárias a serem efetivadas para um tratamento resolutivo.
Sobre a palestrante: Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1996), mestrado em Saúde Pública na área de Avaliação de Programas e Sistemas de Saúde na UFSC (2006). Compõe equipe técnica da Gerência de Atenção Psicossocial (GAPS) da Diretoria de Atenção Primária (DAPS) da SES SC. Sua área de trabalho tem ênfase em Psicologia Clínica Existencialista e Gestão de Processos de Trabalho em Atenção Psicossocial na Saúde Pública, Educação Permanente e Supervisão Institucional em Saúde Mental.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)
Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.