A desidratação pode causar graves complicações. Quando associada à terceira idade, torna-se ainda mais perigosa, uma vez que os idosos estão mais suscetíveis à desidratação. Para tratar do tema, o Telessaúde UFSC apresenta a webpalestra Desidratação em idosos: um problema real. A atividade abordará tanto as dificuldades em manter essa população devidamente hidradata, como possíveis estratégias para assegurar a qualidade de vida nessa idade. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado.
Webpalestra de quarta-feira (16/04), às 15h
A webpalestra “Desidratação em idosos: um problema real” será realizada com a participação de Marco Aurélio Baran, médico geriatra e membro associado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Resumo: A desidratação em idosos é um problema sério que pode levar a infecções urinárias, quedas e internações. Com o envelhecimento, fatores como a redução da sensação de sede e dificuldades para ingerir líquidos aumentam esse risco, tornando essencial a adoção de estratégias para garantir a hidratação adequada. Nesta webpalestra, discutiremos os principais desafios e compartilharemos orientações práticas para promover o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade.
Sobre o palestrante: Marco é médico geriatra, especialista em Medicina de Tráfego. Possui Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e MBA em Auditoria em Saúde. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Membro Associado da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Membro Associado da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET). Membro Associado da Associação Brasileira dos Auditores em Saúde (AUDIF).
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)
Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.
Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do e-mail: telessaude@contato.ufsc.br