A webpalestra desta semana vai apresentar dados epidemiológicos e o quadro clínico dos acidentes dos principais animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões. O objetivo da webpalestra é capacitar os profissionais da APS no reconhecimento e atendimentos desses casos. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

20_07 semanal

Webpalestra de quarta (20/07), às 15h

A webpalestra Acidentes por animais peçonhentos será realizada com a participação de Adriana Mello Barotto, que atua como médica junto ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC).

Resumo: Na webpalestra serão abordados principalmente, dados epidemiológicos, quadro clínico secundário aos acidentes pelos principais animais peçonhentos (serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas, animais aquáticos), bem como os cuidados e tratamento recomendado em cada caso. 

Acidentes por animais peçonhentos são definidos como: pacientes com evidências clínicas compatíveis com envenenamento por animal peçonhento, com ou sem a identificação do animal causador do acidente. É considerado um problema de saúde pública no Brasil, em virtude do elevado número de pessoas envolvidas anualmente e também pela gravidade e complicações que podem apresentar. A vigilância tem por objetivo reduzir a incidência por meio da promoção de ações de educação em saúde, sendo de extrema importância a abordagem inicial e o reconhecimento dessa sintomatologia pelos profissionais da APS para adequado manejo clínico reduzindo assim a gravidade e a letalidade, por meio do atendimento oportuno.

Sobre a palestrante: Formação em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina; Residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Área de Atuação em Toxicologia; Trabalhou durante 13 anos na Emergência do Hospital Universitário e 11 anos em UTI móvel (UNIMED). Atua em consultório próprio como endocrinologista e como médica do Centro de Informação e Assistencia Toxicológica de Santa Catarina desde o ano 2000.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado  ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.