Na terceira webpalestra do mês de setembro, a temática será a Produção de cuidado e saúde da população negra na APS: estratégias para equidade. O objetivo da webpalestra é explorar os desafios enfrentados e as estratégias necessárias para superar as desigualdades em saúde que afetam a população negra. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

20-09-webpalestra

Webpalestra de quarta (20/09), às 15h
A webpalestra “Produção de cuidado e saúde da população negra na APS: estratégias para equidade” será realizada com a participação da enfermeira e doutoranda em saúde coletiva Gisele Martins Gomes, que atua como coordenadora das Políticas Públicas de Saúde da Diretoria da Atenção Primária em Saúde de Porto Alegre e como coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra de Porto Alegre.

Resumo: As desigualdades e iniquidades em saúde têm um impacto significativo na população negra, com implicações no acesso aos serviços de saúde, na qualidade do atendimento, na prevalência de doenças e mortalidade. Nesta webpalestra, vamos explorar os desafios enfrentados e as estratégias necessárias para superar as desigualdades em saúde que afetam a população negra. Com foco na equidade, discutiremos como a promoção da saúde e a produção de cuidado devem ser planejadas para atender às demanda e necessidades da população negra. Analisaremos a atual situação de saúde desta população, destacando o papel dos profissionais da Atenção Primária na busca por abordagens mais inclusivas, equânimes, justas e resolutivas.

Sobre a palestrante: Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do RS e Unisinos. Especialista em Formação Pedagógica. Bacharel em enfermagem pela Universidade Feevale. Membro do GT Racismo e Saúde – ABRASCO Coordenadora das Políticas Públicas de Saúde da Diretoria da Atenção Primária em Saúde de Porto Alegre. Coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra de Porto Alegre. Pesquisadora nas temáticas: Saúde da População Negra, Doença Falciforme, Migrações e Interculturalidade, Racismo como gerador de Iniquidades em saúde e Saúde Coletiva.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.