Maio Furta-Cor é uma campanha que conscientiza a população sobre a importância da saúde mental das mães. Para discutir o tema, nesta quarta-feira (21), o Telessaúde UFSC apresenta a webpalestra Saúde mental materna: avaliação no pré-natal e puerpério. A atividade virtual abordará os desafios emocionais do ciclo gravídico-puerperal e a necessidade de rastreios regulares, desde a gestação até o primeiro ano pós-parto. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.

Webpalestra de quarta-feira (21/05), às 15h

A webpalestra “Saúde mental materna: avaliação no pré-natal e puerpério” será realizada com a participação de Zaira de Oliveira Custódio, psicóloga da maternidade do Hospital Universitário da UFSC e consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.

Resumo: Em alusão ao maio furta-cor, que traz visibilidade à saúde mental materna, abordaremos nesta webpalestra a importância de reconhecer e acolher os desafios emocionais e estruturais enfrentados pelas mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal. A sobrecarga do cuidado, a ausência de rede de apoio e as barreiras no acesso a serviços psicológicos e psiquiátricos impactam diretamente o bem-estar materno. A depressão perinatal afeta milhares de mulheres e é considerada um grave problema de saúde pública, sendo que 50% a 70% dos casos não são diagnosticados. Será discutida a necessidade de rastreios regulares como parte fundamental da atenção integral à saúde da mulher, desde a gestação até o primeiro ano pós-parto. Participe e entenda como profissionais de saúde, familiares e sociedade podem atuar na prevenção, no cuidado e na valorização da saúde mental materna.

Sobre a palestrante: Zaira é psicóloga da maternidade do Hospital Universitário da UFSC, doutora em psicologia, preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, coordenadora do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos e consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)

Guia de acesso webs

Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.

Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do e-mail: telessaude@contato.ufsc.br