De acordo com o conceito da Organização Mundial de Colégios Nacionais, Academias e Associações Acadêmicas de Médicos gerais/Médicos de Família (WONCA), a prevenção quaternária é a proteção de pacientes contra intervenções médicas desnecessárias e a precaução de iatrogenias. Para discutir o tema, o Telessaúde UFSC apresenta a webpalestra Prevenção quaternária no TDAH. A atividade virtual abordará o uso de medicamentos e outras questões que envolvem pessoas neurodivergentes na sociedade contemporânea. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.
Webpalestra de quarta-feira (26/02), às 15h
A webpalestra “Prevenção quaternária no TDAH” será realizada com a participação de Ana Paula Santana, fonoaudióloga e doutora em linguística.
Resumo: A webpalestra objetiva refletir sobre a medicalização e a neurodivergência na atualidade, e suas implicações para a inclusão social. Toma como ponto de reflexão os discursos de profissionais de saúde e da própria família dos pacientes que reverberam tendências patologizantes. A proposta é que, a partir da discussão de caso, se possa aprofundar teorizações sobre a linguagem e o discurso, e suas implicações para a prática clínica.
Sobre a palestrante: Ana Paula é fonoaudióloga, mestre em linguística e doutora em linguística. Fez seu estágio de pós-doutorado em história cultural na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. Atualmente, é professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Pós-Graduação em Linguística (UFSC). Além disso, é membro do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. As atividades são 100% gratuitas, assim como todos os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)
Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.