A webpalestra da semana discute a prevenção ao suicídio levando em conta o contexto atual de pandemia. O Programa de Ação para reduzir as Lacunas em Saúde Mental, da OMS, será apresentado visando sua aplicação na rede de Atenção Primária à Saúde. Compartilhe o convite e participe!

29_09 email

Webpalestra de quarta (29/09), às 15h

A webpalestra “Prevenção de Suicídio em Tempos de Pandemia: Aplicação do MI-mhGAP na rede de APS” será realizada com a participação da enfermeira Marina Cadore Coutinho, que atua como coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Santa Catarina.

Resumo: Reconhecendo a necessidade absoluta de oferecer serviços às pessoas com transtornos Mentais e seus cuidadores, bem como de superar as diferenças entre os recursos disponíveis e a grande necessidade desses serviços, o Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS lançou o Programa de Ação para reduzir as Lacunas em Saúde Mental (mhGAP, na sigla em inglês) em 2008. Os principais objetivos deste manual são reforçar o compromisso de governo à atenção aos transtornos Mentais, Neurológicos e por abuso de Substâncias e também de alcançar cobertura maior com intervenções estratégicas nos municípios, com esses objetivos, o mhGAP oferece orientação baseada em evidências e ferramentas para avançar rumo às metas do Plano de Ação para a Saúde Mental 2021.

Sobre a palestrante: Possui graduação em Enfermagem, pela Universidade do Vale do Itajaí(UNIVALI) em 2005. Especialista/MBA em Psiquiatria e Saúde Mental Coletiva pela Uniasselvi em 2008. Especialista/MBA em Urgência e Emergência pela Faculdade Inspirar de Santa Catarina em 2016. Trabalhou como enfermeira do Programa Saúde da Família na prefeitura municipal de Brusque, por um período de 02 anos como Coordenadora do serviço. Trabalhou como Enfermeira operacional na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por 5 anos. Trabalhou como Enfermeira Psiquiátrica no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina, como Coordenadora do setor, por um período de 06 anos. Desde 2017 trabalha junto ao Núcleo Estadual da Saúde Mental Álcool e Outras Drogas, hoje atuando como Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Santa Catarina.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.