Para encerrar nossas atividades da Tele-educação em março, temos a webpalestra “Chikungunya: Estratégias de Manejo Clínico”A Chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos do gênero aedes e se caracteriza por sintomas de febre e dores nas articulações.  No período de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024, ocorreram 61 notificações de chikungunya em Santa Catarina. Desses, 30 foram considerados casos prováveis e 31 foram descartados. Na comparação com o mesmo período do ano 2023 quando foram notificados 09 casos prováveis, observa-se um aumento de 233,3%. A webpalestra “Chikungunya: Estratégias de Manejo Clínico” vem trazer de forma atualizada a abordagem diante de um caso suspeito, incluindo a classificação de risco e as opções de tratamento. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

1_1-27-mar

Webpalestra de quarta (27/03), às 15h

A webpalestra “Chikungunya: Estratégias de Manejo Clínico” será realizada com a participação de Fidel Cesário de Lima Albuquerque, médico da Diretoria de Atenção à Saúde de Santa Catarina.

Resumo: O vírus da chikungunya (CHIKV) é um alfavírus transmitido pelas espécies de mosquitos Aedes (Aedes aegypti e Aedes albopictus). Febre e dores nas articulações são as manifestações mais comuns da infecção, que pode lembrar outras doenças virais, como a dengue. A doença em geral é autolimitada, mas alguns casos podem evoluir para uma condição crônica com artrite debilitante. No período de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024, ocorreram 61 notificações de chikungunya em Santa Catarina. Desses, 30 foram considerados casos prováveis e 31 foram descartados. Na comparação com o mesmo período do ano 2023 quando foram notificados 09 casos prováveis, observa-se um aumento de 233,3%. A webpalestra “Chikungunya: Estratégias de Manejo Clínico” vem trazer de forma atualizada a abordagem diante de um caso suspeito, incluindo a classificação de risco e as opções de tratamento.

Sobre o palestrante: Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (2017), Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal da Paraíba (2019), Especialista em Gestão e Preceptoria pela Prefeitura Municipal de Saúde de Florianópolis (2020). Atualmente área técnica na Diretoria de Atenção Primária à Saúde do Estado de Santa Catarina (DAPS/SES/SC).

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.