Dando sequência às atividades da Tele-educação em maio, teremos a webpalestra: “Internações em Saúde Mental: Quando? Por quê? Onde?”. Abordaremos  um histórico das concepções e práticas em saúde mental e atenção psicossocial, e o papel que as internações psiquiátricas tiveram neste cenário histórico. Também vamos entender a lei que regula as internações atualmente e refletir sobre o contexto atual e a retomada, em alguns cenários, da ênfase nessa prática. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

1_1-15-mai

Webpalestra de quarta (15/05), às 15h

A webpalestra “Internações em Saúde Mental: quando? por quê? onde?” será realizada com a participação de Daniela Ribeiro Schneider, psicóloga e professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Psicologia.

Resumo: Nesta webpalestra, abordaremos um histórico das concepções e práticas em saúde mental e atenção psicossocial, e o papel que as internações psiquiátricas tiveram neste cenário histórico. Os objetivos são promover uma reflexão sobre as razões que a Reforma Psiquiátrica Brasileira questionou a centralidade das internações no modelo chamado de manicomial, conhecer como é realizada a definição e regulação das internações na Lei 10216/2001, discutir critérios clínicos para as internações em saúde mental e refletir sobre o contexto atual e a retomada, em determinados cenários, da ênfase nas internações.

Sobre o palestrante: Prof. Titular aposentada do Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia – España, 2012 e University of Miami – USA, 2019). Atividades de Pesquisa e Extensão estão na ênfase de Tratamento e Prevenção Psicológica, voltando-se para estudos dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvimento e avaliação de estratégias, programas e sistemas de prevenção e promoção da saúde. Realiza estudos sobre a Clínica e a Rede de Atenção Psicossocial. É especialista na obra do filósofo Jean-Paul Sartre, com vários estudos sobre psicologia e clínica existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas”. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.