A webpalestra desta semana abordará o conceito e a aplicação de mindfulness. Compartilhe o convite, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o convidado!

10_11 semanal

Webpalestra de quarta (10/11), às 15h

A webpalestra “Mindfulness: conceito e aplicação” será realizada com a participação do médico psiquiatra Fabiano Miguel Valério, que trabalha no Hospital Regional de São José e com psiquiatria clínica em clínica particular.

Resumo: Mindfulness (ou atenção plena, termo usado em Português) é um conceito que se refere a um estado mental ou à consciência que emerge ao direcionarmos a atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente com uma atitude aberta e não julgadora. Este estado se contrapõe ao que chamamos de “piloto automático”. Segundo um estudo da Universidade de Harvard de 2010, cerca de 47% do tempo não estamos com a mente na atividade em que estamos fazendo e isso tem relação direta com afetos negativos. Nesta palestra vamos abordar a definição, o conceito e as aplicações de mindfulness.

Sobre a palestrante: Formado em medicina em 2002 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Residência Médica em Psiquiatria no HPJ/UFF. Terceiro ano de residência médica no Instituto de psiquiatria da UFRJ. Preceptor da Residência Médica do IPq-SC nos serviços de emergência e ambulatório de dependência química entre 2009 e 2012. Trabalhou com matriciamento pelo NASF no município de Biguaçu entre 2009 e 2011. Professor do curso de psicofarmacologia no CESUSC em 2011. Foi diretor técnico do Hospital Santa Teresa, entre fevereiro de 2012 e setembro de 2014. Instrutor de Mindfulness pela Unifesp e em formação pela Universidade de Oxford. Atualmente trabalha como psiquiatra no Hospital Regional de São José e com psiquiatria clínica em clínica particular.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.