A fibrilação atrial (FA) pode ser assintomática em 40 a 50% dos casos e atinge principalmente a terceira idade. Para abordar o tema, o Telessaúde UFSC apresenta a webpalestra “Projeto FASUS: rastreio da fibrilação atrial assintomática na APS“. Na atividade virtual será explicado como funciona o Projeto FASUS (Fibrilação Atrial no Sistema Único de Saúde) e os efeitos desse dispositivo na saúde dos usuários com idade avançada. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada.
Webpalestra de quarta (23/10), às 15h
A webpalestra “Projeto FASUS: rastreio da fibrilação atrial assintomática na APS” será realizada com a participação de Juliana Safanelli, especialista em Neurociências, Gestão Ágil e Gerenciamento de Projetos.
Resumo: Espera-se através do Projeto FASUS rastrear o ritmo cardíaco através da palpação do pulso, aumentando a detecção de FA assintomática em idosos, para reduzir o número de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) cardioembólico – CE, causando um impacto favorável na incidência de AVCI-CE, com possível redução de hospitalizações e mortalidade por esta causa. Este processo é conduzido 100% na Atenção Primária, desde o rastreio até o início da anticoagulação. Nesta webpalestra, discutiremos esta ferramenta e seus impactos na saúde populacional.
Sobre a palestrante: Juliana é especialista em Neurociências, especialista em Gestão Ágil e Gerenciamento de Projetos. É mestre em Saúde e Meio Ambiente. Atuou por 6 anos como enfermeira no JOINVASC (Registro Epidemiológico de AVC de Joinville) e no Centro de Pesquisa de Neurologia. Atualmente, atua como gestora na Secretaria de Saúde do município de Joinville (SC).
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)
Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.