A webpalestra desta semana discute o importante papel da APS na eliminação do sarampo. Serão apresentadas e discutidas estratégias de vigilância e da importância da vacinação. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

05_10 semanal

Webpalestra de quarta (05/10), às 15h

A webpalestra “O papel da APS nas ações de eliminação do sarampo” será realizada com a participação da enfermeira Alda Rodolfo da Silva, que exerce o cargo de chefia da Divisão das Doenças Imunopreveníveis na DIVE/SES-SC.

Resumo: O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. Em 2019, o Brasil perdeu a certificação de País Livre de Sarampo. Em 2022, o país retomou as ações para documentar evidências e posterior reverificação da interrupção da circulação do sarampo no Brasil. Nesse contexto, a APS tem papel imprescindível, que passa pela melhoria na integração das ações de vigilância em saúde. Será através das estratégias de vacinação e de vigilância que poderemos alcançar novamente o status de área livre de sarampo. Nesta webpalestra será apresentada a situação epidemiológica do sarampo no país e as estratégias para que possamos interromper a circulação endêmica do vírus e a manutenção da sua eliminação.

Sobre a palestrante: graduada em enfermagem. Atua como enfermeira responsável pelas doenças exantemáticas no estado de Santa Catarina. Atualmente, exerce o cargo de chefia da Divisão das Doenças Imunopreveníveis na DIVE/SES-SC.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Certificado de participação

Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.