A webpalestra desta semana apresentará a importância do teste do pezinho na identificação de doenças. Entre os objetivos está falar sobre as doenças raras que são investigadas a partir da triagem neonatal. Compartilhe o convite desta webpalestra, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

06_04 semanal

Webpalestra de quarta (06/04), às 15h

A webpalestra “Teste do pezinho: garantia de saúde para as crianças catarinenses” será realizada com a participação do médico Paulo Cesar Alves da Silva, que atua como coordenador estadual do Programa de Triagem Neonatal do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Resumo: A webpalestra tem como objetivo falar sobre as doenças raras que são investigadas na triagem neonatal (teste do pezinho). Ele é o primeiro passo para detectar doenças metabólicas, genéticas ou endócrinas, frequentemente capazes de comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, são elas: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase; Hiperplasia Adrenal Congênita. Também iremos abordar sobre a importância do teste do pezinho para o tratamento precoce de doenças raras, no intuito de garantir o acesso ao tratamento das crianças e o papel dos profissionais da saúde envolvidos na coleta do material do teste do pezinho.

Sobre o palestrante: Médico, especialista em Endocrinologia e Metabologia (Adultos) e em Endocrinologia Pediátrica. Chefe do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Coordenador médico estadual do Programa de Triagem Neonatal do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.