Dando sequência às atividades da Tele-educação em maio, teremos a webpalestra: “Toxoplasmose congênita: O novo exame do Teste do Pezinho e o papel da APS”. A toxoplasmose congênita é uma condição de saúde que afeta entre 5 a 23 crianças a cada 10.000 nascidos vivos e está frequentemente associada a graves sequelas. O teste do pezinho é um método eficaz para identificar a doença em mais de 80% dos casos. Iremos abordar essa condição, seus diagnósticos e o papel da APS no tratamento e prevenção. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado!

1_1-08-mai

Webpalestra de quarta (08/05), às 15h

A webpalestra “Toxoplasmose congênita: O novo exame do Teste do Pezinho e o papel da APS” será realizada com a participação de Fernando Henrique Machado Blau, coordenador de monitoramento e avaliação da APS em Santa Catarina.

Resumo: A toxoplasmose congênita é uma condição de saúde relevante, especialmente no Brasil, onde afeta entre 5 a 23 crianças a cada 10.000 nascidos vivos. Essa doença está frequentemente associada a graves sequelas. A detecção de IgM no exame de triagem neonatal (teste do pezinho) é um método diagnóstico eficaz para identificar a doença em mais de 80% dos casos. O tratamento precoce tem demonstrado reduzir os danos causados pela doença. Nesta webpalestra, falaremos sobre o novo teste do pezinho e o papel da APS neste contexto.

Sobre o palestrante: Médico de Família e Comunidade. Atua na Saúde Suplementar. Atualmente compõe equipe técnica da área da saúde da criança na DAPS/SES-SC

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.