Nesta semana, teremos a webpalestra: O papel da APS no acolhimento e atendimento às crianças vítimas de violência. A atividade virtual será um espaço para discutir os efeitos da violência na infância e o papel dos profissionais da APS na intervenção em casos de crianças vitimadas. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!
Webpalestra de quarta (14/08), às 15h
A webpalestra “O papel da APS no acolhimento e atendimento às crianças vítimas de violência” será realizada com a participação de Gardênia Araújo, enfermeira e professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel fundamental como o primeiro ponto de contato da maioria das pessoas com o sistema de saúde. Isso coloca os profissionais da APS em uma posição única para identificar, prevenir e intervir em casos de violência infantil. É crucial que os profissionais de saúde que atuam nesse nível de atenção estejam devidamente capacitados para acolher, atender e oferecer cuidados integrais às crianças vítimas de violência e suas famílias. Esses profissionais contribuem para a recuperação da saúde, a promoção dos direitos das crianças e a construção de uma sociedade mais justa, onde aqueles que ainda estão em fase de crescimento são protegidos. Nesta webpalestra, abordaremos a importância da proteção infantil e o papel da APS, discutindo os diferentes tipos de violência infantil e seus impactos. Também exploraremos o papel dos profissionais de saúde na identificação e intervenção em casos de violência, além de explicar a aplicação da Linha de Cuidado de Violência Infantil 2014. Serão detalhados o fluxo de atendimento na APS para casos de violência infantil e a importância dos procedimentos para a notificação compulsória obrigatória.
Sobre a palestrante: Gardênia é enfermeira, professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá, especialista em Saúde da Família e Educação em Saúde na área de enfermagem, Mestre em Ciências da Saúde e Doutoranda em Saúde Coletiva.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.