A webpalestra da semana será sobre Diagnóstico e manejo da epilepsia na APS. A atividade se propõe a demostrar a possibilidade do manejo de pessoas com epilepsia na APS, tendo em vista que esta pode ampliar o acesso a tratamentos e cuidados. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

1502_agenda_email_semanal

Webpalestra de quarta (15/02), às 15h

A webpalestra “Diagnóstico e manejo da epilepsia na APS” será realizada com a participação da médica da família e comunidade Claudia Pomar Azibeiro, que atua Secretaria de Estado de Saúde de SC.

Resumo:  A webpalestra irá abordar que o manejo das pessoas com epilepsia (PCE) pode ser conduzido na APS. Cerca de 80% do total de pacientes com esse diagnóstico no Brasil não tem acesso aos especialistas, sendo imprescindível, portanto, o papel da APS para ampliar o acesso e melhorar o cuidado dessa condição. Apenas os pacientes com sinais de alerta e aqueles com epilepsias farmacorresistentes necessitarão ser encaminhados para o especialista. No entanto, generalistas e Médicos de Família e Comunidade (MFCs) ainda não se sentem plenamente seguros na atenção a estes pacientes, haja vista a complexidade de apresentações clínicas, a possível multiplicidade de interações medicamentosas, ao desafio do cuidado de comorbidades neuropsiquiátricas associadas e a dificuldade no controle das crises de pacientes com resistência farmacológica.

Sobre a palestrante: Médica de família e comunidade com atuação há 10 anos na Atenção Primária à Saúde, preceptora do Programa de Residência Médica em MFC da Secretaria de Estado de Saúde de SC desde 2019.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

2022_TelessaúdeUFSC_Como participar das webconferências ao vivo

Certificado de participação

Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.