Nos primeiros 25 dias do ano, Santa Catarina registrou crescimento de 900% em casos prováveis de dengue em relação ao ano passado, segundo o Governo do Estado. Em atenção ao aumento de casos de dengue e de outras doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o primeiro webseminário de 2024 terá como título Arboviroses em Santa Catarina: cenário epidemiológico e manejo clínico”. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com os palestrantes convidados!

divul - 0102

Webseminário (01/02), às 15h

O webseminário sobre “Arboviroses em Santa Catarina: cenário epidemiológico e manejo clínico” será realizado com a participação do enfermeiro especialista em saúde da família, João Augusto Fuck, e do médico de família e comunidade, Fidel Cesário. 

Resumo: O estado de Santa Catarina iniciou o ano de 2024 com um aumento de mais de 100% dos casos prováveis de dengue em comparação ao mesmo período de 2023. Assim, o webseminário arbordará o cenário epidemidemiológico atual da dengue, zika e chikungunya em Santa Catarina; as ações prioritárias para o controle vetorial do mosquito Aedes aegypti e os aspectos clínicos, considerando os diagnósticos diferenciais e as particularidades do manejo (classificação de risco).

João Augusto Brancher Fuck – Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Universidade aberta do SUS (2011), Mestre (2014) e Doutor (2020) em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Enfermeiro da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, atuando atualmente como Diretor de Vigilância Epidemiológica.

Fidel Cesário de Lima Albuquerque – Médico pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-CG) 2017.2, Médico de Família e Comunidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 2020. Subespecialização em Gestão e Preceptoria (R3) pela Escola de Saúde Pública de Florianópolis. Foi Coordenador de Relações Exteriores da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) 2014-2016. Foi National Vice-President for External Affairs for International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) 2015-2016. Pesquisador nas áreas de Saúde Pública, Gestão e Educação Médica.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências