Intoxicação por agrotóxicos será tema dos webseminários deste mês. Esta primeira atividade será dividida em dois momentos: no primeiro, apresentaremos o que é o CIATox/SC e, em seguida, um resumo da literatura científica sobre o impacto de agrotóxicos na saúde humana. Compartilhe o convite com a sua equipe e participe.

websem 1

Webseminário (01/06), às 15h

O webseminário “Intoxicação por agrotóxicos: impactos à saúde humana e a atuação do CIATox/SC” será realizado com a participação da doutora em psicologia Cláudia Regina e do médico pneumologista Pablo Moritz.

Resumos: 

Parte 1: Conhecendo o CIATox/SC e como proceder nos casos de intoxicação por agrotóxicos 

Apresentação sobre o que é o CIATox/SC, como funciona e qual a sua finalidade. Além disso, será abordada a epidemiologia dos registros envolvendo agrotóxicos em SC. E também serão apresentadas análises laboratoriais envolvendo agrotóxicos disponíveis em SC, como solicitar e interpretar.

Parte 2: Implicações à saúde e possíveis sequelas envolvendo a intoxicação por agrotóxicos 

Resumo da literatura científica atual sobre os impactos agudos e crônicos dos agrotóxicos na saúde humana, mecanismos causadores da toxicidade, e formas de exposição e intoxicação por agrotóxicos.

Sobre os convidados: 

Cláudia possui graduação em Farmácia (UFSC), mestrado em Farmácia (USP) e doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas (USP). Atualmente é Professora de Toxicologia para os Cursos de Graduação em Farmácia e Medicina, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e Mestrado Profissional em Farmacologia da UFSC. É responsável pelo Setor de Toxicologia da Divisão de Análises Clínicas do HU-UFSC e supervisora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC).

Paulo Moritz é médico pneumologista do Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox), mestre em ciências médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Como participar

Para participar da realização ao vivo dos webseminários é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. Os webseminários ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão do webseminário. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.