Nesta semana, teremos o webseminário: Violência na primeira infância: o papel da APS na prevenção. A atividade virtual vai trazer um panorama da violência na primeira infância em Santa Catarina, além de apresentar estratégias de prevenção e proteção a serem aplicadas pelos profissionais da Atenção Básica. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.
Webseminário de quinta (17/10), às 15h
O webseminário “Violência na primeira infância: o papel da APS na prevenção” será realizado com a participação da enfermeira Monique Meneses de Aguiar D’Avila e da pediatra Vanessa Borges Platt.
Resumo: Este webseminário irá apresentar os principais dados epidemiológicos sobre a violência na primeira infância em Santa Catarina e discutir como o setor saúde, especialmente a Atenção Primária, pode atuar na prevenção. Serão abordadas práticas que visam identificar e intervir precocemente em situações de risco, bem como estratégias de proteção e promoção do desenvolvimento saudável das crianças na comunidade.
Sobre as palestrantes:
Monique Meneses de Aguiar D’Avila: Monique é enfermeira, mestre em Gestão do Cuidado, especialista em Gestão em Saúde Pública. Responsável Técnica pelo Agravo da Violência Interpessoal e Autoprovocada na Gerência de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina.
Vanessa Borges Platt: Vanessa é médica, pediatra no HIJG/SES e HU/UFSC. Doutora em Saúde Coletiva, coordenadora das Equipes Multidisciplinares de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual do HIJG/SES (Equipe de Apoio) e do HU/UFSC (Equipe Acolhe). Preceptora do internato médico do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e dos programas de residência médica em pediatria do HIJG/SES e do HU/UFSC-Ebserh e especialista em Bioética Clínica.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.
Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.