O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) disponibiliza informações sobre o estado nutricional e marcadores do consumo alimentar da população atendida nos serviços da Atenção Básica no Brasil, e seu funcionamento adequado envolve a articulação com outros sistemas de informação em saúde. Nesta quinta-feira, o Telessaúde UFSC apresenta o webseminário Atualizações e Migração de Dados no SISVAN, que abordará a transposição de dados do SISAB para o SISVAN e sua integração com outros programas, como o Programa Bolsa Família. O evento reunirá integrantes da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital (CGIAD), ambas unidades do Ministério da Saúde. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com os palestrantes convidados.

27-03_chamada web

Webseminário de quinta-feira (27/03), às 15h

O webseminário “Atualizações e Migração de Dados no SISVAN” será realizado com a participação de Maria Presta, integrante da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), e de Aidane Tavares, Alexandre Brito, Gabriela Esteves e Marcello Carrijo, integrantes da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital (CGIAD), ambas unidades do Ministério da Saúde.

Resumo: Este webseminário contará com a participação da equipe da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital (CGIAD) do Ministério da Saúde. O encontro abordará a migração de dados do SISAB para o SISVAN, além da integração de informações com outros programas, como o Programa Bolsa Família. Será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e compreender melhor os processos de transição e aprimoramento do sistema.

Sobre os palestrantes: 

Maria Cristina Lima Fontenele Presta: Nutricionista graduada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia. Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional e em Saúde Pública e Coletiva. Possui experiência na Vigilância em Saúde, tendo atuado como referência técnica para Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Bahia e como consultora técnica no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional no Ministério da Saúde. Atualmente, atua como consultora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) no Ministério da Saúde.

Aidane Mara de Matos Tavares: Analista da Cooordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD/SAPS/MS). Graduação em Nutrição – Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Especialização em Gestão em Organizações Públicas de Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Especialização em SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM NUTRIÇÃO. Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil. Mestrado em andamento em Ciências da Nutrição. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC;

Alexandre Soares de Brito: Apoio à Gestão de desenvolvimento de sistemas da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD/SAPS/MS). Graduação em Design de interfaces Gráficas – Faculdade Fortium, Brasília – DF, Brasil. Pós graduação em Design Digital, Faculdade SENAC/DF, Brasília – DF, Brasil. Especialização em UX/UI Design, Escola Awary, Brasil;

Gabriela Almeida de Oliveira Esteves: Analista da Cooordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD/SAPS/MS). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Oncologia e Ciências Médicas pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Universidade Federal de Santa Catarina;

Marcello Ferreira Carrijo: Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Cooordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD/SAPS/MS). Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – União Educacional de Brasília, UNEB/DF. Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior – Faculdade Albert Einstein, FALBE, Brasil. 

Sobre os webseminários
Webseminários são atividades de educação permanente apresentadas por 2 (ou mais) especialistas convidados, que discutirão um tema específico relacionado às demandas dos profissionais de saúde. As atividades são 100% gratuitas, assim como todo assim como todos os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde UFSC. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)

Guia de acesso webs

Certificado de participação
Os usuários do STT poderão emitir seus certificados ou declarações de participação nas webconferências diretamente pelo módulo de tele-educação do sistema. É possível gerar um certificado individual para cada webconferência ou uma declaração que agrupe duas ou mais delas.

Para emitir os certificados ou declarações, basta seguir as etapas descritas no vídeo abaixo:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do e-mail: telessaude@contato.ufsc.br