Nesta semana concluímos o cronograma especial de webseminários sobre saúde mental, onde trataremos sobre Crise em Saúde Mental: onde, quando, como… o que fazer?“, com a participação dos psicólogos Décio de Castro Alves e Ivelise Pieniz Macagnan . Compartilhe o convite com a sua equipe e participe.

Webseminário_2804_atualizado

Webseminário 6 – 28/04, às 15h

Título: Crise em Saúde Mental: onde, quando, como… o que fazer?

Ementa: Este webseminário tem como objetivo discutir atenção à crise às pessoas em sofrimento psíquico e/ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas, abordando sobre o manejo, intervenção e possibilidades. Pensar no manejo da crise na APS, quando acionar/encaminhar para CAPS, quando acionar SAMU ou encaminhar para internação. Avaliação da necessidade de internação no momento da crise e outras estratégias possíveis alternativas à internação. Além disso, pretende-se responder os seguintes questionamentos: O que é um CAPS III? É um serviço de emergência geral em saúde mental? Qual a diferença entre um CAPS III e uma emergência hospitalar, por exemplo? Como é o cotidiano de um CAPS III? Qual o trabalho possível com o SAMU?

Convidados:

Décio de Castro Alves: Psicólogo com especialização em gestão de serviços de saúde. Atualmente atua no consultório (presencial e remoto), realiza supervisão clínico/institucional e formação para trabalhadoras e trabalhadores do SUS, SUAS, etc.
Ivelise Pieniz Macagnan: Psicóloga com Especialização em Saúde Mental. Tem experiência na área de Saúde Hospitalar, com ênfase em Reabilitação, e em Saúde Coletiva, com ênfase na Reabilitação Psicossocial. Psicóloga da Secretaria Municipal de Joinville desde 2008 – Implantação e atuação no CAPS III – Dê Lírios, de 2008 a 2015; e desde 2015 psicóloga da Rede de Atenção Básica em Saúde / Equipe Multiprofissional.

Sobre os webseminários de Saúde Metal

Os webseminários são atividades de educação permanente para profissionais das equipes de Saúde da Família da APS de Santa Catarina com cadastro ativo na plataforma de serviços do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar). Cada webseminário tem duração de 2 horas, que são divididas entre as apresentações de 2 convidados(as) + tempo para debate com o público participante. Acontecem de forma gratuita e on-line através do STT/Telessaúde UFSC, com registro de presença e certificação*. O objetivo do webseminário é orientar, capacitar e instrumentalizar as eSF da APS, enfatizando elementos da prática, do manejo, das possibilidades de atenção, das redes e fluxos, ilustrando situações do dia a dia profissional e apresentando exemplos de situações reais e concretas.

*Atenção! Receberão certificado todos os profissionais que tiverem participação mínima de 8 horas (4 webseminários do total de 6 realizados na série especial sobre Saúde Mental), com presença registrada corretamente através do acesso via plataforma do STT.

Como acessar o webseminário?

1) Na data e hora do evento de interesse e com login e senha (recebidos por e-mail após o cadastro), o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela);

2) Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. Os webseminários ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades realizadas ou que estão agendadas para acontecer.

3) No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão do webseminário.

4) A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe, incluindo-os atr. Quem realiza o login já está automaticamente inserido na lista de presença. Atenção: a lista de presença só pode ser preenchida até 30 minutos após o início da atividade