Webseminário da semana discute as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a obesidade. A atividade será realizada virtualmente no dia 11/11, às 15h. Confira o convite e o detalhes da atividade abaixo:

11_11 semanal

Webseminário (11/11), às 15h

O webseminário “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e obesidade” será realizado com a participação de Gisele Damian Antonio Gouvea, Ana Carla Koetz Prade e Rodrigo Cascaes Theodoro.

Resumo: Estudos sobre a aplicação clínica das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde revelam a eficácia da auriculoterapia, da yoga, do Tai Chi Chuan e da meditação na redução do peso, no manejo da compulsão alimentar e, especialmente, no controle da obesidade. Este webseminário discutirá as relações e evidências entre as PICS e obesidade, e sua aplicação prática nos serviços de saúde.

Sobre os convidados: 

Gisele Damian Antonio Gouvea: Farmacêutica com habilitação em homeopatia, Acupunturista, Formação em Reiki Nível IIIA, Floralterapia, Artes Marciais 2 Dan. Especialista em Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva. Referência Técnica em Práticas integrativas em saúde da Diretoria de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Docente na Cruzeiro do Sul Educacional e SENAC.

Ana Carla Koetz Prade: Farmacêutica graduada pela UFRGS em 2001. Possui pós-graduação em fitoterapia clínica, formação em auriculoterapia, aromaterapia, reiki e terapeuta floral. Coordenadora do Centro Municipal de Práticas Integrativas e do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul.

Rodrigo Cascaes Theodoro: Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família no município de Capivari de Baixo. Possui MBA em Gestão e Controle de Infecção, Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde, Especialização em Saúde da Família, além de ser pós-graduando em Docência em Educação Profissional e Tecnológica, e em Práticas Integrativas e Complementares.

Como participar

Para participar da realização ao vivo dos webseminários é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. Os webseminários ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão do webseminário. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.