O Telessaúde UFSC traz nesta quinta-feira o webseminário Rede Alyne: cuidado integral à saúde no ciclo gravídico-puerperal e da criança. Na atividade virtual serão apresentadas as estratégias e o funcionamento da Rede Alyne – iniciativa do Ministério da Saúde que homenageia Alyne Pimentel, gestante que morreu aos 28 anos em 2002, vítima de negligência médica. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.

31_out_chamada web

Webseminário de quinta (31/10), às 15h

O webseminário Rede Alyne: cuidado integral à saúde no ciclo gravídico-puerperal e da criança” será realizado com a participação das enfermeiras Francielly Cardoso, Marcia de Oliveira, Bárbara Vargas e de Juliane Osellame, médica de família e comunidade.

Resumo: O webseminário apresentará a Rede Alyne, destacando suas particularidades e como se diferencia da Rede Cegonha, com foco no cuidado integral à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal e da criança. Serão abordadas as atualizações recentes, portarias vigentes e o modelo de financiamento da rede. Além disso, serão discutidas as estratégias e inovações implementadas para aprimorar a assistência à saúde materno-infantil, visando melhorar os indicadores de saúde e garantir um cuidado mais humanizado.

Sobre as palestrantes: 

Francielly Marcia de Andrade Cardoso: Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em saúde da família. Especialista em gestão pública. Área técnica da saúde da mulher/gerência de promoção, prevenção e atenção à saúde/Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Marcia de Oliveira: Doutoranda em saúde coletiva pela UFSC. Mestra em saúde coletiva pela UFSC. Especialização em saúde da mulher; gestão da saúde pública (2022); saúde coletiva com ênfase em ESF. Graduada em enfermagem pelo Centro Universitário Metodista.

Bárbara Litiane da Silva Vargas: Enfermeira e especialista em saúde da família e comunidade. Vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materno Infantil de Santa Catarina. Membro do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres – CEDIM. Enfermeira da equipe técnica da Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CISAM, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES/SC.

Juliana Vieira Gomes Osellame: Graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Residência médica em medicina de família e comunidade. Pós-graduação em atenção domiciliar. Residência médica em medicina paliativa.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença. (Para ampliar o tamanho da imagem abaixo, basta clicar sobre ela.)

Guia de acesso webs

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.