Seguindo com o cronograma especial de webseminários sobre saúde mental, na nossa próxima atividade falaremos sobre “Álcool e outras drogas: abordagens na APS“, com a participação da psicóloga Tânia Maris Grigolo e da psiquiatra Adriana de Souza Kuchenbecker. Compartilhe o convite com a sua equipe e participe!

05_post 10 cópia 4

Webseminário 4 – 24/03, às 15h

Título: Álcool e outras drogas: abordagens na APS

Ementa: Este webseminário discutirá sobre a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, utilizando uma abordagem prática de manejo e estratégias de atuação. Serão apresentadas situações que chegam para as equipes nos centros de saúde com maior frequência e as alternativas possíveis na APS, no CAPS e no cuidado compartilhado entre os serviços. O webseminário tem como objetivo descrever como é a demanda da APS que chega até o CAPS, quais as articulações necessárias para o cuidado compartilhado e sobre o cuidado longitudinal possível. Também pretende discutir sobre como lidar com as demandas de internações, demandas das famílias ou mesmo dos usuários quando solicitam atendimento já em situações limites.

Convidadas:

Tânia Maris Grigolo – doutora em psicologia clínica e cultura, mestre em sociologia política na área saúde e sociedade e especialista em saúde mental coletiva. Docente da Faculdade CESUSC. Atua como psicóloga clínica junto às equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis (SC) em atendimentos individuais, grupos terapêuticos e atendimento domiciliar. Tem experiência profissional no campo da saúde, da saúde mental, álcool e outras drogas e da clínica da atenção psicossocial.

Adriana de Souza Kuchenbecker – psiquiatra do CAPS AD Ilha do município de Florianópolis (SC). Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), residência em psiquiatria na Fundação Universitária Mario Martins (1997) e mestrado em psicologia social e institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É também pós-graduada em farmacodependências pelo PROAD/UNIFESP e possui o International Diploma on Mental Health and Human Rights na Indian Law Society (2010). Tem experiência com adultos e adolescentes em vulnerabilidade social e situação de rua, CAPS AD II e III e Matriciamento em Saúde Mental para Atenção Primária.

Sobre os webseminários de Saúde Metal

Os webseminários são atividades de educação permanente para profissionais das equipes de Saúde da Família da APS de Santa Catarina com cadastro ativo na plataforma de serviços do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar). Cada webseminário tem duração de 2 horas, que são divididas entre as apresentações de 2 convidados(as) + tempo para debate com o público participante. Acontecem de forma gratuita e on-line através do STT/Telessaúde UFSC, com registro de presença e certificação*. O objetivo do webseminário é orientar, capacitar e instrumentalizar as eSF da APS, enfatizando elementos da prática, do manejo, das possibilidades de atenção, das redes e fluxos, ilustrando situações do dia a dia profissional e apresentando exemplos de situações reais e concretas.

*Atenção! Receberão certificado todos os profissionais que tiverem participação mínima de 8 horas (4 webseminários do total de 6 realizados na série especial sobre Saúde Mental), com presença registrada corretamente através do acesso via plataforma do STT.

Como acessar o webseminário?

1) Na data e hora do evento de interesse e com login e senha (recebidos por e-mail após o cadastro), o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela);

2) Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. Os webseminários ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades realizadas ou que estão agendadas para acontecer.

3) No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão do webseminário.

4) A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe, incluindo-os atr. Quem realiza o login já está automaticamente inserido na lista de presença. Atenção: a lista de presença só pode ser preenchida até 30 minutos após o início da atividade.