Atenção médico da Atenção Básica,

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), atendendo à Deliberação 142/CIB/2016, tem uma novidade que irá apoiar a sua prática profissional e facilitar o acesso dos pacientes ao nível especializado. A partir de 1º de agosto, sempre que você tiver a intenção de encaminhar um paciente para atendimento às especialidades de Nefrologia GeralNeurologia GeralNeurologia – Epilepsia e Gastroenterologia Adulto, deverá solicitar uma teleconsultoria ao Telessaúde SC para discutir o caso com um teleconsultor especialista.

A expansão do uso do serviço de Teleconsultoria para novas áreas é resultado da parceria entre o Telessaúde SC e a Central Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA). O objetivo principal é oferecer suporte de especialistas para uma assessoria qualificada em seus atendimentos. Além disso, esse fluxo irá qualificar os encaminhamentos para média complexidade, reduzindo filas e priorizando o acesso de pacientes mais graves.

Entenda o procedimento

Solicitar uma teleconsultoria é simples e rápido. Para os cadastrados no Telessaúde SC, basta acessar o site, enviar sua pergunta via Teleconsultoria e aguardar a resposta que será disponibilizada em até 72h. Os profissionais que ainda não possuem cadastro devem preencher as informações disponíveis neste link.

Para que o teleconsultor especialista responda sua dúvida, é importante descrever o caso de forma completa. Algumas informações são fundamentais:

  • Sexo, idade, profissão do paciente;
  • Situação clínica (história da doença atual e pregressa, por exemplo: cirurgias prévias, transfusão prévia, internações anteriores);
  • Comorbidades;
  • Medicamentos de uso contínuo e esporádico;
  • Exames já realizados;
  • Informações sociais do paciente (história familiar, se ele mora sozinho, se passa por situação de moradia inadequada) e seus hábitos (prática de atividade física, consumo de bebida alcoólica e tabaco, entre outros).

Após descrever o caso, é importante que a sua dúvida seja apresentada com clareza e objetividade, para que o teleconsultor saiba qual é a sua necessidade de apoio.

Você receberá a resposta em até 72h e, a partir dela, irá decidir pelo encaminhamento ou pelo manejo na Atenção Básica. Se optar pelo encaminhamento, deve proceder de acordo com o fluxo do seu município, enviando o caso descrito detalhadamente e o número da teleconsultoria para o Setor de Regulação, que fará a inclusão no SISREG.

Acesse aos protocolos já pactuados pela Secretaria de Estado aqui.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail apoioregulacao.telessaudesc@gmail.com.

Estamos à disposição!