Atenção médico da Atenção Básica,
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), atendendo à Deliberação 142/CIB/2016, tem uma novidade que irá apoiar a sua prática profissional e facilitar o acesso dos pacientes ao nível especializado. A partir de 1º de agosto, sempre que você tiver a intenção de encaminhar um paciente para atendimento às especialidades de Nefrologia Geral, Neurologia Geral, Neurologia – Epilepsia e Gastroenterologia Adulto, deverá solicitar uma teleconsultoria ao Telessaúde SC para discutir o caso com um teleconsultor especialista.
A expansão do uso do serviço de Teleconsultoria para novas áreas é resultado da parceria entre o Telessaúde SC e a Central Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA). O objetivo principal é oferecer suporte de especialistas para uma assessoria qualificada em seus atendimentos. Além disso, esse fluxo irá qualificar os encaminhamentos para média complexidade, reduzindo filas e priorizando o acesso de pacientes mais graves.
Entenda o procedimento
Solicitar uma teleconsultoria é simples e rápido. Para os cadastrados no Telessaúde SC, basta acessar o site, enviar sua pergunta via Teleconsultoria e aguardar a resposta que será disponibilizada em até 72h. Os profissionais que ainda não possuem cadastro devem preencher as informações disponíveis neste link.
Para que o teleconsultor especialista responda sua dúvida, é importante descrever o caso de forma completa. Algumas informações são fundamentais:
- Sexo, idade, profissão do paciente;
- Situação clínica (história da doença atual e pregressa, por exemplo: cirurgias prévias, transfusão prévia, internações anteriores);
- Comorbidades;
- Medicamentos de uso contínuo e esporádico;
- Exames já realizados;
- Informações sociais do paciente (história familiar, se ele mora sozinho, se passa por situação de moradia inadequada) e seus hábitos (prática de atividade física, consumo de bebida alcoólica e tabaco, entre outros).
Após descrever o caso, é importante que a sua dúvida seja apresentada com clareza e objetividade, para que o teleconsultor saiba qual é a sua necessidade de apoio.
Você receberá a resposta em até 72h e, a partir dela, irá decidir pelo encaminhamento ou pelo manejo na Atenção Básica. Se optar pelo encaminhamento, deve proceder de acordo com o fluxo do seu município, enviando o caso descrito detalhadamente e o número da teleconsultoria para o Setor de Regulação, que fará a inclusão no SISREG.
Acesse aos protocolos já pactuados pela Secretaria de Estado aqui.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail apoioregulacao.telessaudesc@gmail.com.
Estamos à disposição!