O Núcleo Telessaúde UFSC esteve presente no 2º Fórum Nacional de Telessaúde e no 11º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, realizados entre os dias 11 e 14 de abril em Goiânia (GO). Além de participar ativamente nos debates e articulações promovidos ao longo destes quatro dias, o Núcleo apresentou palestras, trabalhos orais e pôsteres, evidenciando avanços significativos na área de saúde digital.

Equipe do Núcleo Telessaúde UFSC presente no 11º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde. Da esquerda para a direita: Harley Miguel Wagner, Claudia Flemming Colussi, Josimari Telino de Lacerda, Maria Cristina Marino Calvo, Patrícia Maria de Oliveira Machado, Mick Lennon Machado e Antonio Fernando Boing.

Durante o 2º Fórum Nacional de Telessaúde, o professor Antonio Fernando Boing, coordenador operacional do Núcleo Telessaúde UFSC, compartilhou dados que ressaltam a importância do Núcleo Telessaúde UFSC para o Sistema Único de Saúde em Santa Catarina e no Brasil. Destaca-se que entre 2021-2022 e 2023-2024 houve aumento de 80% no número de teleconsultorias respondidas. Além disso, foram apoiados pelo Núcleo mais de 195 mil exames de eletrocardiograma realizados pela SES-SC desde 2020; e foram realizadas 205 atividades de tele-educação desde o segundo semestre de 2021, com mais de 10 mil participantes de todo o Brasil. “O Fórum foi um espaço importante para disseminar experiências entre os núcleos de Telessaúde, integrar iniciativas na área e compartilhar tudo o que temos feito na UFSC”, explicou o professor Antonio Boing.

Professora Maria Cristina Marino Calvo, coordenadora geral do Núcleo Telessaúde UFSC

A mesa de “Saúde Digital nas Universidades” contou com a apresentação da professora Maria Cristina Marino Calvo, coordenadora geral do Núcleo Telessaúde UFSC, que abordou a “Sustentabilidade e Transferência de Conhecimento em Núcleos Universitários de Telessaúde”, tema em que o Telessaúde da UFSC foi pioneiro na adoção de ações sustentáveis que conferem autonomia aos sistemas locais, regionais e estadual de saúde.  Na mesma linha, a mesa “Experiências Exitosas em Telemedicina” contou com a apresentação da professora Josimari Telino de Lacerda, coordenadora de Telediagnóstico e Tele-Educação, que trouxe a experiência da oferta nacional de Teledermatologia, serviço oferecido pelo Núcleo Telessaúde UFSC com parcerias estabelecidas em 14 estados brasileiros.

Professora Josimari Telino de Lacerda, coordenadora de Telediagnóstico e Tele-Educação do Núcleo Telessaúde UFSC

Outro destaque foi a apresentação da professora Josimari de Lacerda sobre “Assistência Remota em Estomatologia”, ressaltando a fase piloto do serviço em Santa Catarina com 690 exames laudados desde 2020. Segundo a professora, o trabalho do Telessaúde UFSC com a oferta dos serviços de teledermatologia e tele-estomatologia foi reconhecido e elogiado por representantes de outros núcleos e gestores de saúde presentes no evento, despertando o interesse de parcerias para a implantação destes serviços em outros estados.

O Congresso representou não apenas uma oportunidade para o Telessaúde UFSC compartilhar seus resultados e evidenciar o trabalho realizado desde 2007, mas também para dialogar com o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, e com outros Núcleos do país. Como destaca Harley Miguel Wagner, coordenador de produto do Núcleo Telessaúde UFSC, “o Congresso foi um espaço muito importante para demonstrarmos como o Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), desenvolvido pela UFSC, pode ser uma ferramenta amplamente usada no contexto da telemedicina e telessaúde em estados e municípios e para viabilizar os núcleos de telessaúde em diversas realidades espalhadas pelo país”.

O professor Antonio Boing reforçou a importância da atuação do Núcleo Telessaúde UFSC: “Por mais de uma década, temos contribuído para transformar os serviços de saúde e a vida de milhares de pessoas por meio da oferta de diversos serviços em saúde digital para o SUS, chegando atualmente a mais de 6 mil teleconsultorias respondidas e 5 mil exames de teledermatologia laudados por mês, por exemplo”. Para a professora Maria Cristina Marino Calvo, coordenadora geral do Núcleo, os resultados expressivos do Telessaúde UFSC são frutos de uma equipe coesa e competente. A professora também salientou o papel consciente e colaborativo de gestores e profissionais de saúde catarinenses, que acatam, incorporam e desenvolvem as propostas do Telessaúde UFSC, colocando Santa Catarina na vanguarda da saúde digital no Brasil.