Nos dias 5 e 7 de março, a equipe de Teleconsultoria do Telessaúde UFSC promoveu o lançamento do dashboard de teleconsultorias. A ferramenta é um painel de monitoramento de dados para gestão, que reúne informações de maneira rápida e fácil para acompanhamento de produtividade ou de indicadores relevantes para a implementação de políticas públicas em saúde. O dashboard já está disponível no módulo “Análise” do STT para municípios ou estados que utilizam as teleconsultorias em centrais de regulação. 

O dashboard de teleconsultorias é um painel de monitoramento onde podem ser feitas consultas à produção do serviço a partir de filtros pré-definidos. Os resultados geram gráficos e análises que podem ser baixados no formato de imagem ou em planilhas. As consultas podem ser personalizadas e salvas caso sejam realizadas com frequência, agilizando o processo. Para ter acesso à ferramenta, a gestão responsável pela central de regulação deve indicar profissionais que receberão o perfil de “Administrador municipal ou estadual” dentro do STT. Estes profissionais serão responsáveis in loco pelas informações e pelo acesso aos dados, mantendo a segurança e a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A disponibilização do dashboard fortalece o compromisso do Telessaúde UFSC em apoiar o monitoramento e a avaliação junto às centrais de regulação. “Os gestores dos serviços de saúde digital […] poderão acompanhar de forma sistemática e contínua indicadores de produção e de qualidade dos serviços de teleconsultoria na sua rede de atenção e utilizá-los para o planejamento e tomada de decisão”, explica Patrícia Maria de Oliveira Machado, coordenadora do serviço de Teleconsultoria do Telessaúde UFSC.

“O lançamento do dashboard é um compromisso do Núcleo Telessaúde UFSC para que o serviço de Teleconsultoria cumpra cada vez mais com o potencial de ampliar a resolubilidade da APS e qualificar os processos de encaminhamento à atenção especializada. Os gestores dos serviços de saúde digital nos municípios parceiros e no estado poderão acompanhar de forma sistemática e contínua indicadores de produção e de qualidade dos serviços de teleconsultoria na sua rede de atenção e utilizá-los para o planejamento e tomada de decisão.”

– Patrícia Maria de Oliveira Machado, coordenadora do serviço de Teleconsultoria do Telessaúde UFSC

Notícia_Dashboard

Participaram das reuniões de lançamento do dashboard profissionais de Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Palhoça e da Central Estadual de Telemedicina (CET-SES/SC), além de Blumenau, que está no processo de implantação de fluxos de teleconsultorias no município. Leilane Quintas Vieira, enfermeira da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação de Itajaí, reforça a importância da ferramenta para o município: “Estamos ansiosos pela implementação do dashboard, pois a facilidade na extração de dados permitirá tomadas de decisão estratégicas mais precisas e ágeis”. No lançamento, foi realizada a demonstração do dashboard e o convite para que os profissionais usem a ferramenta e contribuam com o seu aperfeiçoamento.

“O município de Itajaí tem alcançado ótimos resultados com o uso da teleconsultoria. Estamos constantemente em busca de aprimoramentos no processo, identificação e correção de falhas, além de explorar novas estratégias. Estamos ansiosos pela implementação do dashboard, pois a facilidade na extração de dados permitirá tomadas de decisão estratégicas mais precisas e ágeis.”

– Leilane Quintas Vieira, enfermeira da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação de Itajaí (SC)

O Telessaúde UFSC recebe financiamento do Ministério da Saúde e oferta o serviço de Teleconsultoria gratuitamente aos municípios. A plataforma digital utilizada é o STT, que também é pública, desenvolvida e mantida pela UFSC em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O objetivo de todo trabalho realizado é fortalecer e qualificar a APS a partir de soluções e inovações em saúde digital.