A realização de cursos introdutórios é uma orientação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), do Ministério da Saúde para qualificar os profissionais que ingressam para o trabalho na Atenção Básica, sendo esta uma tarefa de responsabilidade das três esferas de governo.

Para apoiar os municípios a cumprirem este objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) elaborou um caderno de conteúdos fundamentais para a organização do processo de trabalho na Atenção Básica de acordo com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

A produção desse material é resultado de trabalho conjunto da Gerência de Coordenação da Atenção Básica (GEABS) e da Escola de Saúde Pública Prof. MSc. Osvaldo de Oliveira Maciel da Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina.

Para ampliar o acesso e oportunizar a capacitação de profissionais que iniciaram o trabalho na Atenção Básica, a GEABS fez uma parceria com o Núcleo Telessaúde SC para oferta da “Capacitação para Fortalecimento da Atenção Básica: Introdutório” na modalidade a distância.

A capacitação é composta por cinco minicursos de 20h cada. Veja quais são estes minicursos:

Divulgacao_abril-01Na próxima segunda-feira (12/06), serão abertas as inscrições para os seguintes minicursos que integram a capacitação: Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações da Atenção Básica à Saúde (ABS) Participação Comunitária e Controle Social. Serão disponibilizadas 100 vagas para cada minicurso. À medida que o aluno concluir cada minicurso, irá somando as cargas horárias para receber a certificação total de 100h da “Capacitação para Fortalecimento da Atenção Básica: Introdutório”.

Para participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC, por isso envie seus dados e antecipe seu cadastro para poder realizar tranquilamente a autoinscrição no curso a partir do dia 12, às 08h00. Saiba como se cadastrar no Telessaúde SC aqui.

Se você já é cadastrado, acesse o Moodle Telessaúde SC no dia da abertura dos cursos e realize sua autoinscrição. Veja o procedimento aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.