A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), atendendo à Deliberação 142/CIB/2016, tem uma novidade que irá apoiar a prática profissional dos médicos da Atenção Básica e facilitar o acesso dos pacientes ao nível especializado. A partir de 1º de agosto, sempre que o médico da Atenção Básica tiver a intenção de encaminhar um paciente para atendimento às especialidades de Nefrologia Geral, Neurologia Geral, Neurologia – Epilepsia e Gastroenterologia Adulto, deverá solicitar uma teleconsultoria ao Telessaúde SC para discutir o caso com um teleconsultor especialista.

A expansão do uso do serviço de Teleconsultoria para novas áreas é resultado da parceria entre o Telessaúde SC e a Central Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA). O objetivo principal é oferecer suporte de especialistas para uma assessoria qualificada em seus atendimentos. Além disso, esse fluxo irá qualificar os encaminhamentos para média complexidade, reduzindo filas e priorizando o acesso de pacientes mais graves.

“Um ano após o início do uso da Teleconsultoria nos fluxos de acesso à reumatologia e endocrinologia pela SES/SC, hoje temos a ampliação para novas especialidades, demonstrando o potencial dessa ferramenta para contribuir com a qualificação e fortalecimento da Atenção Primária e a equidade no acesso aos atendimentos pela população”, comemora Luana Gabriele Nilson, da equipe de Integração com as Centrais de Regulação do Telessaúde SC.

Se você é médico da Atenção Básica, clique aqui para mais informações aqui.