Na quinta-feira, 20/09/18, às 15h30, será transmitida a reprise da webpalestra “Prevenção da sífilis congênita na Atenção Básica“, realizada com a médica de família e comunidade Maria Simone Pan. Maria atua na Área Técnica de Saúde da Mulher na Gerência de Coordenação da Atenção Básica – GEABS, Secretaria Estadual de Saúde/SC.

Resumo

A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, cujos sintomas podem se manifestar de forma variada em três estágios, ao longo de dois a três meses e até anos, podendo, na terceira fase, até matar. Os casos de sífilis vêm aumentando ano a ano no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. No Estado, nos últimos seis anos (2010-2015), 15.797 pessoas foram diagnosticadas com sífilis adquirida e 3.339 novos casos em gestantes. Os números de sífilis congênita também se elevaram, passando de 76 casos em 2010 para 475 casos em 2015, incremento de, aproximadamente 5 vezes. O objetivo da teleaula será atualizar os dados epidemiológicos, abordar o diagnóstico, a classificação clínica, o tratamento da sífilis e a prevenção da Sífilis Congênita.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e quintas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 90 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Venha participar com a gente!